Potencial de captação de água de chuva em unidades familiares rurais do município de Breves-PA
DOI:
https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n23.2019.06Palavras-chave:
pluviosidade; Breves; captação; potencial; unidades familiares; rural.Resumo
A zona rural da Amazônia possui uma particularidade muito grande, principalmente nas comunidades ribeirinhas: geralmente são caracterizadas pela carência de saneamento básico. No cenário paraense, cerca de 60% dos municípios apresentam sistema de abastecimento ineficiente, decorrente de dificuldades na oferta de água nos mananciais, em quantidade e/ou qualidade (ANA, 2010). O presente estudo visa avaliar o potencial de aproveitamento doméstico da água da chuva em unidades familiares de áreas rurais do município de Breves. A metodologia utilizada se pautou inicialmente um uma pesquisa exploratória, a partir do material bibliográfico e documental. Assim, a escala espacial da pesquisa abrangeu as unidades familiares rurais existentes no município de Breves, pertencente à mesorregião do Marajó, no Pará, do qual buscou-se calcular o potencial de aproveitamento da água pluvial, considerando os seguintes dados de precipitação mensal; área de captação total; e população rural (Ghisi et al., 2006). Além disso, o volume de precipitação a ser coletado variou entre 84,9m³/mês a 1580,90 m³/mês, revelando como grande potencial em comunidades rurais, o aproveitamento doméstico a partir da captação da água pluvial, como forma de sanar a carência do acesso ao recurso hídrico para consumo humano.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).