Modelagem de Sistema de Drenagem com Desenvolvimento de Baixo Impacto (LID)

Autores

  • James de Melo Sampaio Júnior Instituto Militar de Engenharia, Departamento de Ciência e Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes https://orcid.org/0000-0002-2115-4098
  • Rodrigo dos Santos Morgado Instituto Militar de Engenharia, Departamento de Ciência e Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes https://orcid.org/0000-0003-3325-8481
  • Marcelo de Miranda Reis Instituto Militar de Engenharia, Departamento de Ciência e Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes https://orcid.org/0000-0003-3875-9189
  • Francisco José d'Almeida Diogo Instituto Militar de Engenharia, Departamento de Ciência e Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes https://orcid.org/0009-0002-7354-6453
  • Igor da Silva Rocha Paz Instituto Militar de Engenharia, Departamento de Ciência e Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes https://orcid.org/0000-0001-7233-3515

DOI:

https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n34.2023.19

Palavras-chave:

Drenagem, Chuva, Pavimentação, Planejamento de Recursos Hídricos

Resumo

A modelagem hidrológica, empregando-se softwares como o Storm Water Management Model (SWMM), tornou-se uma ferramenta de destaque para predizer eventos em bacias, contribuindo para reduzir perdas humanas em desastres e evitar gastos ineficazes em obras. Este artigo objetivou apresentar e discutir a aplicação do modelo SWMM a um estudo de caso de gestão de águas pluviais para um projeto de loteamento com cerca de 36 ha, no bairro de Guaratiba/RJ. Modelou-se o anteprojeto de uma rede de drenagem para a região simulando-se uma chuva intensa com tempo de retorno de 10 anos e duração de 10 minutos. Buscou-se então integrar e comparar os resultados críticos encontrados às possíveis melhorias provenientes do emprego de técnicas de Desenvolvimento de Baixo Impacto (Low Impact Development - LID) relativas a pavimentos permeáveis na modelagem. Para um mesmo tempo de retorno, houve diminuição das vazões de pico em até 34,53%, além de diminuições de volumes totais no sistema em até 28,73% para tempos de retorno de 10, 20 e 50 anos, demonstrando que a adoção de LIDs em projetos de drenagem em geral permeia estágios de inundações mais suaves.

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Biografia do Autor

James de Melo Sampaio Júnior, Instituto Militar de Engenharia, Departamento de Ciência e Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes

Possui graduação em Engenharia de Fortificação e Construção no Instituto Militar de Engenharia (2018) e é estudante de mestrado em Engenharia de Transportes na mesma instituição (previsão de término em 2024), na área de pesquisa de Recursos Hídricos Aplicados à Infraestrutura de Transportes, com ênfase em Modelagem Hidrológica de Áreas Urbanas e Meteorologia Aplicada e Redução de Riscos e Prevenção de Desastres Naturais. Tem experiência na área de execução de obras rodoviárias.

Rodrigo dos Santos Morgado, Instituto Militar de Engenharia, Departamento de Ciência e Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes

Possui graduação em Engenharia de Fortificação e Construção no Instituto Militar de Engenharia (2017) e é estudante de mestrado em Engenharia de Transportes na mesma instituição (previsão de término em 2024), na área de pesquisa de Geotecnia Aplicada à Infraestrutura de Transportes, com ênfase em Planejamento e Projeto de Obras de Terra. Tem experiência na área de execução de obras rodoviárias.

Marcelo de Miranda Reis, Instituto Militar de Engenharia, Departamento de Ciência e Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes

Tem experiência nas áreas de Engenharia Civil, com ênfase em Transportes, Recursos Hídricos, Saneamento e Meio Ambiente; de Engenharia de Transportes, com ênfase em Meio Ambiente, Portos e Hidrovias; e de Planejamento Energético e Ambiental. Atua principalmente nos seguintes temas: planejamento e gestão ambiental aplicada aos transportes; saneamento básico; gestão, tratamento e aproveitamento energético de resíduos; hidrologia e modelos hidrológicos; e modelagem numérica. Atualmente é Professor Adjunto do Instituto Militar de Engenharia. No curso de graduação em Engenharia de Fortificação e Construção, ministra as disciplinas de Hidrologia, Hidráulica, Saneamento Básico I e Saneamento Básico II, além de orientar trabalhos. No curso de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes, ministra as disciplinas de Impactos Ambientais dos Transportes, Obras Hidráulicas e Portuárias, e Drenagem Aplicada à Infraestrutura de Transportes. No curso de Pós-Graduação em Engenharia de Defesa, ministra as disciplinas Meio Ambiente e Atividades Militares e Métodos Numéricos.

Francisco José d'Almeida Diogo, Instituto Militar de Engenharia, Departamento de Ciência e Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes

Atualmente é professor assistente do Instituto Militar de Engenharia. Tem experiência na área de engenharia de edificações e rodovias, esta com ênfase em drenagem. No curso de graduação em Engenharia de Fortificação e Construção, ministra as disciplinas de Tecnologia da Construção, Construções Militares, Drenagem de vias, Saneamento Básico, Arquitetura e Urbanismo, além de orientar trabalhos de tema Dirigido, Iniciação à Pesquisa e Projeto de Final de Curso. No curso de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes, ministra a disciplina de Drenagem Aplicada à Infraestrutura de Transportes.

Igor da Silva Rocha Paz, Instituto Militar de Engenharia, Departamento de Ciência e Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes

É Chefe do Laboratório de Meteorologia Aplicada e Redução de Riscos e Prevenção de Desastres Naturais (LAMP), Professor de Graduação dos Cursos de Engenharia de Fortificação e Construção e de Engenharia Cartográfica, Professor Permanente de Pós-Graduação do Curso de Mestrado em Engenharia de Transportes e dos Cursos de Mestrado e Doutorado em Engenharia de Defesa e Adjunto da Pró-reitoria de Pesquisa, Extensão e Inovação do Instituto Militar de Engenharia. É Coordenador Institucional Acadêmico-Científico do Programa CAPES/BRAFITEC, Coordenador Institucional Acadêmico-Científico do Programa CAPES/BRAFITEC, Coordenador Institucional Acadêmico-Científico do Acordo de Cooperação Internacional IME-École des Ponts ParisTech e Bolsista de Pesquisa pelo Programa Jovem Cientista do Nosso Estado pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro. Atua nas áreas de Hidrometeorologia, Instrumentação e Monitoramento para Redução de Riscos de Desastres Naturais, Previsão de chuva a curto prazo, e Sustentabilidade Urbana

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Publicado

22-08-2023

Como Citar

de Melo Sampaio Júnior, J., dos Santos Morgado, R., de Miranda Reis, M., José d’Almeida Diogo, F., & da Silva Rocha Paz, I. (2023). Modelagem de Sistema de Drenagem com Desenvolvimento de Baixo Impacto (LID). Paranoá, 16(34), 1–21. https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n34.2023.19

Edição

Seção

Água e Mudanças Climáticas