Caro Diário: Experiência de uma viagem urbana
DOI:
https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n24.2019.08Keywords:
Caro Diario, Nanni Moretti, Urban Culture, formas de vida urbana, DocumentaryAbstract
In the film Caro Diario (1993), Nanni Moretti reflects on the urban phenomenon through the experience of a trip. With a style close to the documentary, it addresses different forms of urban life, the city, the architecture or what, in other words, can be termed as the urban culture in Italy in the 1990s. This text will seek to analyze the symbolic functioning of the image of the city in the film to highlight various and distinct intersections between architecture and cinema from a form of critical cinema language expression.
Key-Words: Caro Diario, Nanni Moretti, Urban Culture, formas de vida urbana, Documentary
Downloads
References
BAZIN, A. ¿Qué es el cine? Madri, Edições RIALP, 2008.
BENJAMIN, W. El narrador. Em W. Benjamin, Para una crítica de la violencia y otros ensayos/ Iluminaciones IV. Buenos Aires, Grupo Santillana de Ediciones, S.A, 1998.
BERMAN, M. Todo lo sólido se desvanece en el aire, la experiencia de la modernidad. Buenos Aires, Siglo XXI Editores, 2004.
CHOAY, F. El reino de lo urbano y la muerte de la ciudad”. Em A. M. Ramos, Lo urbano en 20 autores contemporáneos. Barcelona, Ed. UPC, 2004.
DELEUZE, G. Cine I. Bergson y las imágenes. Buenos Aires, Equipo Editorial Cactus, 2009.
FOUCAULT, M. Des espaces autres. Paris, Cercle des Études Architecturals, 1967.
GORELIK, A. Imaginarios urbanos e imaginación urbana: Para un recorrido por los lugares comunes de los estudios culturales urbanos. http://www.redalyc.org, 2002.
MORETTI, N. (Direção). (1993). Caro Diário [Filme].
RAMOS, Á. M. Lo urbano. Em 20 autores contemporáneos. Barcelona, Edições UPC, 2004.
TODOROV, T. Teoría de la literatura de los formalistas rusos. Buenos Aires, Siglo XXI Editores, 2002.
VALDECANTOS, J. M. El cine de Nanni Moretti. Madrid, Edições Jaguar, 2004.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).