A pedagogia do ciclo da água urbano: formas de abordagem para promover cidades sensíveis à água
DOI:
https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n23.2019.10Keywords:
Water sensitive city, Urban water cycle, Eco pedagogy, Hidro literacy, Urban water cycle teaching manualAbstract
Paper propounds water pedagogies to raise awareness the importance of the urban water cycle that contribute to build up the “Manual pedagógico do ciclo da água urbano com padrões de infraestrutura ecológica para promover o engajamento social frente à escassez hídrica” worked in “Projeto Brasília Sensível à Água”. As foundation, adopts some existing pedagogical projects correlated to the foment of water sensitive cities and the results of previous researches of “Projeto Brasília Sensível à Águra”, wich broached spatial patterns and technical of ecological infrastructure (ProIC 2014/2015, ProIC 2015/2016 and ProIC 2016/2017), conscious to new form of urban occupancy or rehabilitation of areas embedded with the reinstatement of urban water cycle. The studies concentrate on the book "Água como matriz ecopedagógica: um projeto a muitas mãos” by Catalão and Socorro (2006), the Facebook page called "Água, sua linda", administered by the Water Alliance, the Australian Water Sensitive Cities program and the event held within the FAMA organized by the “Grupo de Pesquisa Água e Ambiente Construído” - FAU / UnB. The paper highlighted as Best Work in the Arts and Humanities Area of ”‹”‹the ”24° Congresso de Iniciação Científica da UnB e do 15° Congresso de Iniciação Científica do DF”, both in 2018.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).