O habitat da 'não cidade' como um problema para a arquitetura e urbanismo

Autores

  • João Marcos de Almeida Lopes Instituto de Arquitetura e Urbanismo - IAU, Universidade de São Paulo - USP
  • Cecília Corrêa Lenzi Instituto de Arquitetura e Urbanismo - IAU, Universidade de São Paulo - USP
  • Amadja Henrique Borges Universidade Federal de Rio Grande do Norte - UFRN

DOI:

https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n17.2016.01

Resumo

Apresentação do volume 17.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Marcos de Almeida Lopes, Instituto de Arquitetura e Urbanismo - IAU, Universidade de São Paulo - USP

Arquiteto e Urbanista pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (1982), obteve o título de Mestre em Arquitetura e Urbanismo pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Escola de Engenharia de São Carlos - Universidade de São Paulo (1999) e o de Doutorado em Filosofia e Metodologia das Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal de São Carlos (2006). Docente regular em diversas instituições de ensino superior desde 1983, defendeu sua Livre Docência em 2011, tornando-se Professor Associado no Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, IAU-USP, em São Carlos/SP, ao qual está vinculado desde 1999, quando ainda era um Departamento da Escola de Engenharia daquele campus da USP. Atua como professor orientador no Programa de Pós-graduação do IAU desde janeiro de 2007. Foi Pró-reitor Adjunto de Cultura da Pró-reitoria de Cultura e Extensão da Universidade de São Paulo entre março de 2014 e março de 2016, trabalhando em programas e ações de articulação entre o ensino, a pesquisa e a extensão. No mesmo período, respondeu também pela direção da Estação Ciência, na qualidade de vice-diretor do órgão. É associado da USINA Centro de Trabalhos para o Ambiente Habitado - da qual foi coordenador geral no período de 1990 até 2005, onde trabalhou em projetos e obras de moradia popular promovidas por ajuda-mútua e autogestão, projetos e obras em assentamentos precários, desenvolvimento de políticas e programas habitacionais, pesquisas aplicadas e desenvolvimento de sistemas. Acumula experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, particularmente em Estruturas Urbana, Projetos e Obras, atuando principalmente nas áreas da habitação popular, assentamentos humanos, autogestão, mutirão, projeto do edifício, técnica e tecnologia, sistemas estruturais e análise de estruturas.

Cecília Corrêa Lenzi, Instituto de Arquitetura e Urbanismo - IAU, Universidade de São Paulo - USP

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (2011). Atualmente é aluna do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanimo do IAU-USP e pesquisadora do HABIS/IAU USP.

Amadja Henrique Borges, Universidade Federal de Rio Grande do Norte - UFRN

Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Pernambuco, fez cursos de mestrado e doutorado na França - IEDES, Panthéon - Sorbonne e ?Institut d?Urbanisme de Paris?-IUP (Paris XII), entre 1979 e 1983 - e concluiu o doutorado em arquitetura e urbanismo na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo-FAU-USP, em 2002, e pós-doutorado na Paris X, sob a direção de Philipe Gervais-Lambony sobre habitat social na França, em 2014. É Professora Associada 4 da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Foi diretora da Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo-ABEA na gestão 2011-2012. Publicou artigos, capítulos de livros e, atualmente, está com a tradução do francês para o português ?Du rural à l?urbain?, de Henri Lefebvre no prelo, dentre outras. Nos últimos anos, destaca-se a criação e a coordenação do I Colóquio Habitat e Cidadania: Habitação de Interesse Social no Campo, em 2006 (parceria UFRN/MST) e a participação da organização do segundo (coordenado pela USP-SCarlos, em 2011, em parceria com o GERAH-UFRN e a ONG USINA). No mesmo ano, criou e coordenou o I Colóquio O Espaço do Habitat na Obra de Henri Lefebvre: Do rural ao urbano. Coordena o Grupo de Pesquisa Eco Habitat e seus Subgrupos GERAH e GERAH-Lefebvre. Desenvolve projetos e orienta teses, dissertações e monografias, além de bolsistas nas áreas de pesquisa, extensão e apoio técnico nas áreas de habitação social, estudo da obra do filósofo francês Henri Lefebvre e movimentos sociais e conflitos na cidade e no campo, sobretudo o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra-MST. Elabora e acompanha projetos e construções em regime de mutirão em habitats de assentamentos rurais, na busca de traduzir para o espaço, as concepções e organicidade dos movimentos envolvidos. Considera como fundamentais as relações teoria/práxis, saber técnico-científico/saber popular, campo/cidade, trabalho/política e a interdisciplinaridade nos projetos, com ênfase em técnicas de planejamento participativo.

Referências

CARLOS, Ana Fani Alessandri. “Seria o Brasil 'menos urbano do que se calcula?'.” Revista Geousp 13, 2003.

GRAZIANO DA SILVA, José. A nova dinâmica da agricultura brasileira. Campinas: UNICAMP, 1998.

LENZI, Cecília Corrêa. A habitação camponesa no programa MCMV. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) ”“ Instituto de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, São Carlos, 2017.

LOPES, João Marcos de Almeida. “O Dorso da Cidade: os Sem Terra e a concepção de uma outra Cidade”. In: Boaventura de Sousa Santos. (Org.). Produzir para Viver: os Caminhos da Produção não Capitalista. 1a.ed.Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira, 2002, v. único, p. 283-326.

OLIVEIRA, Ariovaldo Umbelino de. “Geografia Agrária: perspectivas no início do Século XXI.” In: O Campo no Século XXI, por Ariovaldo Umbelino de OLIVEIRA, 29-70. São Paulo, SP: Paz e Terra/Casa Amarela, 2004.

VALADARES, Alexandre Arbex. O gigante invisível: território e população rural para além das convenções oficiais. Brasília: IPEA, 2014.

VEIGA, José Eli da. Cidades imaginárias: o Brasil é menos urbano do que se calcula. Campinas, SP: Autores Associados, 2001.

Downloads

Publicado

23-02-2017

Como Citar

Lopes, J. M. de A., Lenzi, C. C., & Borges, A. H. (2017). O habitat da ’não cidade’ como um problema para a arquitetura e urbanismo. Paranoá, 9(17). https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n17.2016.01

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)