Pátio ou recuo?

a subordinação da função e a deformação do espaço livre externo das instituições de Educação Infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18830/1679-09442025v18e58697

Palavras-chave:

Arquitetura, Educação Infantil, Área externa

Resumo

Este artigo busca compreender os tipos de áreas externas de instituições de Educação Infantil. Em específico, o objetivo é relacionar a configuração formal bidimensional das áreas externas com as demandas das diferentes práticas pedagógicas e da legislação vigente. Para tanto, adotou-se a abordagem exploratória quali-quantitativa. Imagens de satélite subsidiaram a análise comparativa entre área livre x área construída das unidades de Educação Infantil mantidas pelo Poder Público Municipal de João Pessoa (PB), em funcionamento no ano de 2023. Os resultados apontam para seis tipologias de áreas livres externas, com base no que se refere à configuração figura-fundo observada na implantação da edificação no lote. Tal classificação revelou a submissão dos espaços livres externos às formas arquitetônicas, gerando recuos e configurações residuais definidoras das suas áreas externas. Sugere-se que as diretrizes governamentais não apenas definam um percentual mínimo de áreas externas, mas também estimulem a concepção de tipologias arquitetônicas atenta às formas e funções dos espaços externos livres. Espera-se que isso resulte em pátios descobertos adequados às necessidades da infância.

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Biografia do Autor

Luciana Andrade dos Passos, Universidade Federal da Paraíba; Centro de Tecnologia; Departamento de Arquitetura e Urbanismo

Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB (1999); mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente da Universidade Federal da Paraíba - PRODEMA/UFPB (2002); especialização em Planejamento Estratégico Urbano pelo Centro Iberoamericano de Desarollo Estrategico Urbano - CIDEU,  Barcelona, Espanha (2008); doutorado em Arquitetura e Urbanismo, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de Brasília, UnB (2010); pós-doutorado em Arquitetura e Urbanismo pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Paraíba - PPGAU/UFPB (2012); pós-doutorado em Arquitetura e Urbanismo pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - PPGAU/UFRN (2019). Assessora Urbanística para Planos Diretores Participativos na Confederação Nacional de Municípios (CNM), Brasília (2005-2008). Professora Associada do Departamento de Arquitetura e Urbanismo, do Centro de Tecnologia, da Universidade Federal da Paraíba - DAU/CT/UFPB (2013-atual). Desenvolve Pesquisa e Extensão na área de Planejamento Urbano, Paisagem e Expressão Gráfica.

Ana Carollyne Dantas de Lima, Universidade Federal de Pernambuco; Centro de Ciências da Saúde; Departamento de Terapia Ocupacional

Terapeuta ocupacional pela Universidade Federal de Pernambuco. Mestre em Saúde da Comunicação Humana pelo PPG em Saúde da Comunicação Humana - UFPE; Doutora em Neurociências pelo PPG em Neuropsiquiatria e Ciências do Comportamento - UFPE. Atualmente é professora Adjunta IV do Depto de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Pernambuco. É coordenadora do Laboratório de Investigação e Recursos para Infância e Adolescência em Terapia Ocupacional (Labirinto), atua com pesquisas na área de desenvolvimento infantil, infâncias, cidades e editoração científica.

Luana Santos da Costa da Silveira, Universidade Federal da Paraíba; Centro de Tecnologia; Departamento de Arquitetura e Urbanismo

Arquiteta e urbanista formada pela Universidade Federal da Paraíba – UFPB (2024). Atualmente, cursa pós-graduação em Lighting Design pela Escola Lighting Design. Possui interesse em integrar soluções de iluminação à arquitetura e ao paisagismo, com foco na criação de ambientes acolhedores e funcionais. Desenvolve estudos e práticas voltados ao equilíbrio entre a técnica e a sensibilidade projetual, com ênfase em soluções de layout eficientes e propostas arquitetônicas centradas na funcionalidade e na experiência do usuário.

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Publicado

21-10-2025

Como Citar

Passos, L. A. dos, Lima, A. C. D. de, & Silveira, L. S. da C. da. (2025). Pátio ou recuo? a subordinação da função e a deformação do espaço livre externo das instituições de Educação Infantil. Paranoá, 18, e58697. https://doi.org/10.18830/1679-09442025v18e58697

Edição

Seção

Projeto e Planejamento

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