Projeto e abstração

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18830/1679-09442025v18e58355

Palavras-chave:

Processo de projeto, Le Corbusier, Por uma Arquitetura, Vers une Architecture

Resumo

Partindo de uma breve revisão sobre o tema da abstração em arquitetura, esse artigo desenvolve uma leitura crítica do livro Por uma Arquitetura, escrito em 1923 por Le Corbusier, confrontando os argumentos do arquiteto com sua obra construída, focalizando a ênfase, na publicação, de princípios projetuais abstratos e, em contrapartida, sua atenuação ou superação na obra posterior. Entre a simplicidade do discurso objetivo em forma de manifesto e a complexidade tectônica e circunstancial do projeto e da obra construída verifica-se um intervalo crítico que permite apontar práticas de projeto mais comprometidas com aspectos concretos das pré-existências e das diversas materialidades e técnicas possíveis. Ao final, o artigo promove uma aproximação entre Le Corbusier e uma obra de Lina Bo Bardi – Casa Valéria Cirell – para explicitar as distintas abordagens entre o genérico-abstrato e o específico-concreto nos processos de projeto.

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Biografia do Autor

Carlos Alberto Maciel, Universidade Federal de Minas Gerais; Escola de Arquitetura; Departamento de Projetos

Arquiteto, sócio-fundador do escritório brasileiro Arquitetos Associados. É arquiteto (1997), mestre (2000) e doutor (2015) pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde é professor titular-livre do Departamento de Projetos. Lidera o grupo de pesquisa Ateliê Américas, é editor-chefe da Revista MDC, coautor de Territórios da Universidade (Editora UFMG), Arquitetos Associados (Editora Miguilim), Utopias da Vida Comum (Fundação Bienal) e autor de Arquitetura como Infraestrutura (Editora Miguilim, 3 volumes), resultado de sua tese que recebeu em 2016 o prêmio UFMG de Teses na área e Menção Honrosa no Prêmio Capes de Teses. É coautor de obras premiadas e publicadas internacionalmente, como as Galerias Claudia Andujar e Miguel Rio Branco, em Inhotim (MG), o Museu do Pontal, no Rio de Janeiro, e a Pinacoteca Contemporânea, em São Paulo. Em seus trabalhos discute a obsolescência na arquitetura, abordando temas relacionados a transformação e permanência, flexibilidade e indeterminação funcional, adaptação e reciclagem de edifícios, inclusive em infraestruturas educacionais universitárias.

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Publicado

27-10-2025

Como Citar

Maciel, C. A. (2025). Projeto e abstração. Paranoá, 18, e58355. https://doi.org/10.18830/1679-09442025v18e58355

Edição

Seção

Projeto e Planejamento

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