Projeto e abstração
DOI:
https://doi.org/10.18830/1679-09442025v18e58355Palavras-chave:
Processo de projeto, Le Corbusier, Por uma Arquitetura, Vers une ArchitectureResumo
Partindo de uma breve revisão sobre o tema da abstração em arquitetura, esse artigo desenvolve uma leitura crítica do livro Por uma Arquitetura, escrito em 1923 por Le Corbusier, confrontando os argumentos do arquiteto com sua obra construída, focalizando a ênfase, na publicação, de princípios projetuais abstratos e, em contrapartida, sua atenuação ou superação na obra posterior. Entre a simplicidade do discurso objetivo em forma de manifesto e a complexidade tectônica e circunstancial do projeto e da obra construída verifica-se um intervalo crítico que permite apontar práticas de projeto mais comprometidas com aspectos concretos das pré-existências e das diversas materialidades e técnicas possíveis. Ao final, o artigo promove uma aproximação entre Le Corbusier e uma obra de Lina Bo Bardi – Casa Valéria Cirell – para explicitar as distintas abordagens entre o genérico-abstrato e o específico-concreto nos processos de projeto.
Downloads
Referências
ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de Filosofia. Tradução: Alfredo Bosi. São Paulo: Martins Fontes, 2012.
ABSTRAÇÃO. In: HOUAISS, Antonio; VILLAR, Mauro de Salles; MELLO FRANCO, Francisco Manoel de. Dicionário Houaiss da língua portuguesa. 2020. Disponível em: https://houaiss.uol.com.br/houaisson/apps/uol_www/vopen/html/inicio.php/. Acesso em: 17 out. 2025.
AURELI, Pier Vittorio. Intangible and concrete: notes on architecture and abstraction. e-flux Journal, n. 64, 1 abr. 2015. Disponível em: https://www.e-flux.com/journal/64/60845/intangible-and-concrete-notes-on-architecture-and-abstraction. Acesso em: 17 out. 2025.
AURELI, Pier Vittorio. Architecture and abstraction. Cambridge, MA; Londres: The MIT Press, 2023.
BAKER, Geoffrey. Le Corbusier: uma análise da forma. Tradução: Alvamar Helena Lamparelli. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
BENTON, Tim. The villas of Le Corbusier and Pierre Jeanneret, 1920-1930. Basileia; Boston; Berlim: Birkhäuser Verlag, 2007.
CARDEAL, Rafaela. O “desenho de arquiteto” de João Cabral de Melo Neto. Jangada – Crítica, Literatura, Artes, Colatina/ Urbana, n. 6, p. 16-35, jul./ dez. 2015. DOI: https://doi.org/10.35921/jangada.v0i6.93. Acesso em: 17 out. 2025.
CHIPP, Herschel B. Teorias da arte moderna. Tradução: Waltensir Dutra et al. São Paulo: Martins Fontes, 1988.
COLOMINA, Beatriz. Privacy and publicity: modern architecture as mass media. Cambridge, MA; Londres: The MIT Press, 1996.
CURTIS, William J. R. Le Corbusier: ideas and forms. Londres: Phaidon, 1986.
FERRAZ, Marcelo Carvalho (org.). Lina Bo Bardi. São Paulo: Instituto Lina Bo e P. M. Bardi; Lisboa: Editorial Blau, 1993.
FERRAZ, Marcelo Carvalho. Clássicos da arquitetura: Casa Valéria Cirell / Lina Bo Bardi. ArchDaily Brasil. 19 out. 2020. Disponível em: https://www.archdaily.com.br/br/800798/classicos-da-arquitetura-casa-valeria-cirell-lina-bo-bardi. Acesso em: 17 out. 2025.
FERRO, Sérgio; KEBBAL, Chériff; POTIÉ, Philippe; SIMONNET, Cyrille. Le Couvent de la Tourette: Le Corbusier. Marselha: Parenthèses, 1987.
JAUA, Maria Fernanda. “Las Horas Claras”: lo significativo y lo intranscendente. 1:100 Selección de Obras, ano 4, n. 20, p. 42-49, abr. 2009.
JOHNSTON, Daniel Merro. El autor y el intérprete. 1:100 Selección de Obras, ano 13, n. 64, p. 28-37, ago. 2018.
LEÃO, Sílvia Lopes Carneiro. A modernidade figurativa da Casa Curuchet. In: SEMINÁRIO DOCOMOMO BRASIL. 7., 2007, Porto Alegre. Anais eletrônicos [...] Porto Alegre: Docomomo Brasil, 2007. Disponível em: https://docomomobrasil.com/wp-content/uploads/2016/01/051.pdf. Acesso em: 17 out. 2025.
LE CORBUSIER. Por uma arquitetura. Tradução: Ubirajara Rebouças. São Paulo: Perspectiva, 2004.
LE CORBUSIER. [Carta de Le Corbusier al Dr. Curuchet]. [1948]. 1:100 Selección de Obras, ano 13, n. 64, p. 18-27, ago. 2018.
LE CORBUSIER; JEANNERET, Pierre. Oeuvre Complète de 1929-1934. 13. ed. Zurique: Les Éditions d’Architecture (Artemis), 1995.
LIMA, Zeuler R. M. de A. Lina Bo Bardi. New Haven; Londres: Yale University Press, 2013.
MACIEL, Carlos Alberto Batista. Arquitetura e complexidade: Le Corbusier e a consideração do homem. 2000. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) – Escola de Arquitetura, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2000.
PETIT, Jean. Un couvent de Le Corbusier. Paris: Les Éditions de Minuit, 1961.
RISSELADA, Max. Free plan versus free façade: Villa Savoye and Villa Baizeau revisited. In: RISSELADA, Max (ed.). Raumplan versus plan libre: Adolf Loos and Le Corbusier, 1919-1930. Delft: Delft University Press, 1991, p. 55-63.
ROWE, Colin. The mathematics of the ideal villa. In: ROWE, Colin. The mathematics of the ideal villa and other essays. Cambridge, MA; Londres: The MIT Press, 1976. p. 1-27.
WILDE, Oscar. Intenções. Tradução: Paulo Barreto (João do Rio). Rio de Janeiro: Livraria Império, 1957.
XENAKIS, Iannis. The monastery of la Tourette. In: BROOKS, H. Allen; TZONIS, Alexander (ed.). La Tourette and other buildings and projects, 1955-1957. Nova York: Garland; Paris: Fondation Le Corbusier, 1984. p. IX-XIII. (The Le Corbusier Archive, 28).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Paranoá

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).









