Preservação cultural em Brasília

entre a relevância do Plano Piloto e a valorização do patrimônio em Cidades Satélites

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18830/1679-09442024v17e53605

Palavras-chave:

Brasília, Patrimônio Cultural, Preservação, Cidades-Satélites

Resumo

Este artigo examina o processo de preservação do patrimônio cultural em Brasília, destacando questões centrais e marcos relevantes na temática. A análise aborda tanto o Plano Piloto, núcleo central e valorizado da cidade, quanto os núcleos satélites localizados em sua periferia. Inicialmente, são analisados os debates em torno de normativas de preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília (CUB), área delimitada pelo Plano Piloto e seu entorno imediato. O CUB é protegido em três esferas: local pelo Governo do Distrito Federal, mundial pela UNESCO (1987) e federal pelo IPHAN. Esse processo evidenciou a relevância do projeto original de Lucio Costa nas definições relacionadas à preservação da cidade. No entanto, o patrimônio cultural de Brasília vai além do Plano Piloto e inclui construções centenárias em Planaltina, edificações em madeira da época da construção da cidade e infraestrutura urbana dos núcleos satélites de Taguatinga e de Ceilândia. Esses tombamentos ocorreram paralelamente ao desenvolvimento de Brasília, ampliando o debate sobre seu patrimônio. A análise conclui destacando como o discurso que valorizou esse patrimônio periférico buscou incluir sua representação na consolidação da monumentalidade e representatividade da capital brasileira.

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Biografia do Autor

Daniela Barbosa, Universidade de Brasília; Instituto de Artes; Departamento de Design

Pesquisadora e docente nas áreas de Design e Comunicação Visual, além de consultora pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD-Brasil) em Interfaces de Usuário (UI Design). Integrante do grupo de pesquisa interdisciplinar Capital e Periferia (CNPq-UnB), com apoio do CNPq, da FAP-DF, da CAPES e do DPI-UnB. Doutora em Arquitetura e Urbanismo (UnB, 2021), com período sanduíche na Université Paris Diderot (2019-2020). Mestre em Design (UnB, 2015) e Graduada em Design (UnB, 2010). Tese premiada no Prêmio UnB de Pós-Graduação, 2022. Realiza pesquisas nas áreas de design e patrimônio cultural. A área de interesse inclui história das cidades e do design.

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Publicado

26-07-2024

Como Citar

Barbosa, D. P. (2024). Preservação cultural em Brasília: entre a relevância do Plano Piloto e a valorização do patrimônio em Cidades Satélites. Paranoá, 17, e53605. https://doi.org/10.18830/1679-09442024v17e53605

Edição

Seção

Teoria, História e Crítica

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