Da fortaleza aos restos de cidade: uma breve incursão sobre o tema no campo da Arte
DOI:
https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n33.2022.22Palavras-chave:
Fortaleza, Narrativa Urbana, Restos, Imagem da Cidade, ArteResumo
Este artigo tem como objetivo discorrer sobre o modo como a cidade pode ser lida por meio dos seus espaços obsoletos. Tendo como ponto de partida o caso representativo de Fortaleza, um polo turístico veiculado na mídia com seus edifícios de fachadas lisas e brilhantes da orla, recorre-se à sua contra-imagem, os recortes degradados e esquecidos da grande narrativa urbana. Fortaleza, então, como uma fortaleza de prédios que se ergue avessa à cidade e os restos como lacunas que resistem em permanecer na paisagem. O estudo prossegue em uma breve incursão sobre práticas artísticas que elucidam questões relativas à temática dos restos e o que eles podem nos contar, para ampliar o debate acerca do recorte específico de Fortaleza. Com base na análise da obra paradigmática de Gordon Matta-Clark e de trabalhos mais recentes de Ximena Garrido-Lecca e Lara Almarcegui, compreende-se que as questões enunciadas no campo da Arte são fundamentais para a retomada da categoria dos restos no debate sobre os processos em curso nas grandes metrópoles. Assim, a partir do estudo das brechas às cidades muro-fortalezas, suscitam-se novos campos de reflexão necessários à proposição.
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