As cidades pelos olhos de Clio: História e historiografia urbana

Entrevista com Josianne Cerasoli, Regina Oliveira e Viviane Ceballos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n33.2022.23

Palavras-chave:

história, história urbana, cidades

Resumo

Essa entrevista com as historiadoras e professoras Josianne Cerasoli, Regina Oliveira e Viviane Ceballos foi conduzida pelo professor Mauro Amoroso e ocorreu como atividade promovida pela Anpuh-Rio. Entre as temáticas abordadas na entrevista, se destaca: a discussão da história urbana como campo de pesquisa, as temáticas que podem emergir de trabalhos que abordem o urbano e as cidades, as apropriações e usos do espaço urbano, a escala das cidades, o diálogo interdisciplinar, as tensões e disputas manifestas no espaço urbano, olhares possíveis sobre as dinâmicas urbanas, as novas sensibilidades e a relação público-privado nos estudos urbanos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mauro Amoroso, Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Campus Duque de Caxias, Faculdade de Educação da Baixada Fluminense

Professor adjunto da FEBF/UERJ, do Mestrado Profissional em Ensino de História (HISTORIA/UERJ) e professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Cultura e Territorialidades (PPCULT/UFF). Foi professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação, Comunicação e Cultura em Periferias Urbanas (PPGECC/UERJ) de 2014 a 2020. Possui graduação (2005) e mestrado (2006) em História pela Universidade Federal Fluminense, doutorado (2012) em História pelo CPDOC/FGV e estágio de pós-doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade de São Paulo (PPGS-USP) com bolsa do CNPq. Desde 2019 é editor-adjunto da Revista Periferia. No mestrado, desenvolveu pesquisa sobre representações de favela e fotografia de imprensa, a partir do acervo do Correio da Manhã. No doutorado, realizou estudo sobre a produção e o uso político da memória no morro do Borel. Seus temas de interesse são: os discursos de moradores de favelas sobre o passado e seus usos políticos, a questão da violência urbana a partir do final dos anos 1970, as favelas como campo para elaboração e implementação de projetos políticos, as representações da habitação popular do Rio de Janeiro na cultura visual e ensino de História. Desde 2018 é Jovem Cientista do Nosso Estado (FAPERJ) e desde 2020 é Procientista (FAPERJ/UERJ).

Referências

Josianne Cerasoli

Professora e pesquisadora, formação acadêmica em história (graduação e pós-graduação na Unicamp), doutorado na área de Política, Memória e Cidade (2004), com aberturas de diálogos com outros campos, como o da arquitetura e do urbanismo e a educação. Atuou como docente nos diferentes níveis de ensino: educação básica (de 1991 a 2000), ensino superior (de 2004 a 2012, no Instituto de História da Universidade Federal de Uberlândia-UFU); desde 2012, atua no Departamento de História da Universidade Estadual de Campinas-Unicamp), nos cursos de graduação e pós-graduação (mestrado acadêmico e profissional e doutorado). Destaca-se a coordenação do Centro Interdisciplinar de Estudos sobre a Cidade (CIEC), sede do grupo de pesquisa (CNPq), de mesmo nome, e da Associação Ibero-americana de História Urbana (http://www.ifch.unicamp.br/ciec/). Atua também como editora da Revista Urbana (www.periodicos.bc.unicamp.br/ojs) desde 2007, atuou em projetos voltados à formação de professores, como o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência-PIBID (2013-2018), o Programa de Consolidação das Licenciaturas-Prodocência/CAPES (2013-2017), que originou o Laboratório das Licenciaturas do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp-L3 (onde atua desde 2017) e o Centro de Humanidades Digitais (onde atua desde 2020). É membro dos grupos de pesquisas (CNPq): "Cultura, arquitetura e cidade na América Latina" e "História e linguagens políticas: razão, sentimentos e sensibilidades". Desde 2019, coordena o Observatório de Direitos Humanos, órgão da Diretoria Executiva de Direitos Humanos da Unicamp. Foi membro da diretoria da Associação Nacional de História, seção São Paulo-ANPUH-SP (que presidiu entre 2018 e 2020). Em síntese, as áreas de atuação e interesse são: história política, história urbana, teoria e metodologia da história, com atenção a temas como cidadania, Brasil-republicano, São Paulo (história), modernidade-modernizações, intersecções história-arquitetura e reflexões sobre o ensino de história, nos diferentes níveis.

Regina Oliveira

Professora da Universidade Federal do Sul da Bahia, no Instituto de Humanidades, Artes e Ciências (IHAC), campus Jorge Amado desde 2014. Doutora (2014) e Mestre (2008) em História pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); Bacharel e Licenciada em História (2000) pela Universidade de São Paulo (USP). Atuou como docente das redes municipal e estadual de educação na cidade de São Paulo (2003-2012). Possui interesse em pesquisas que perpassam a relação e o diálogo da História com a Antropologia Urbana, a Sociologia, a Arquitetura e Urbanismo e a Geografia. Possui experiência no ensino e pesquisa em História, Educação, Estudos Urbanos e Cidades. Atuou em projetos e programas urbanos de trabalho comunitário e educação popular junto aos movimentos de moradia na cidade de São Paulo e região metropolitana. Também tem atuado em programas na área de Educação como: Programa Residência Pedagógica(PRP) e o Programa de Iniciação à Docência (PIBID). É membro do Núcleo de Estudos e Intervenções nas Cidades (NEIC).

Viviane Ceballos

Possui graduação em História pela Universidade Federal da Paraíba (2001), mestrado (2005) e doutorado (2014) em História pela Universidade Estadual de Campinas (2005), e pós-doutorado pelo Programa Dual Degree Unicamp-Rice University (2016). Atualmente é professora da Universidade Federal de Campina Grande. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil República, atuando principalmente nos seguintes temas: história, cidade, história oral, memória e história da cidade.

Downloads

Publicado

26-12-2022

Como Citar

Amoroso, M. . (2022). As cidades pelos olhos de Clio: História e historiografia urbana: Entrevista com Josianne Cerasoli, Regina Oliveira e Viviane Ceballos. Paranoá, 15(33). https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n33.2022.23

Edição

Seção

Edição Temática Cidades em disputas: histórias, memórias, práticas do/no espaço