O corpo técnico das CAPs e IAPs e a inserção de inovações na moradia urbana (Nordeste, décadas de 1940-1960)

Autores

  • Caliane Christie Oliveira de Almeida Universidade de São Paulo
  • Luiza Maria Medeiros de Lima Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Ângela Lúcia Ferreira

DOI:

https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n13.2014.12053

Palavras-chave:

Instituições de previdência social, Produção de habitação, Atuação de engenheiros e arquitetos, Arquitetura e urbanismo modernos

Resumo

Profissionais vinculados às Caixas e Institutos de Aposentadoria e Pensões (CAPs/IAPs) se mostraram engajados em pensar e pôr em prática soluções espaciais, plástico-formais e tecnológicas para a moradia urbana no Brasil, entre as décadas de 1930 e 1960. Grande parte desse  corpo técnico tem sua trajetória e atuação pouco conhecida, especialmente no Nordeste do país. O artigo objetiva contribuir para a discussão sobre a inserção profissional desses projetistas no plano institucional e na introdução de inovações na habitação, exemplificando a contribuição de arquitetos e ”“ sobretudo ”“ engenheiros que atuaram junto a esses órgãos em Salvador, Recife, São Luiz, Teresina, Fortaleza, João Pessoa e, mais especificamente, em Natal, nos anos 1940-1960. Dessa forma, busca-se ampliar as análises destes agentes na consolidação da arquitetura moderna no Brasil e dar elementos para o reconhecimento e debate sobre o valor patrimonial dessa produção. Baseia-se em dados dos processos de financiamento arquivados nas agências regionais do INSS, registros do CREA, revistas e legislação da época, além de estudos e materiais iconográficos publicados sobre os personagens. Um levantamento inicial permitiu identificar mais de duzentos nomes. Esses estavam envolvidos na concepção, avaliação e fiscalização de projetos  e obras, parte dos quais demonstra a tradução de aspectos do ideário moderno na forma edificada. Concentrados nos escritórios de Recife e Salvador encontram-se dentre eles ícones do modernismo reconhecidos nacionalmente, além  de figuras pouco ou ”“ possivelmente ”“ jamais mencionadas na historiografia. Aventa-se que sua circulação (e de suas ideias) entre estados e regiões foi favorecida pelo modo de estruturação organizacional das CAPs/IAPs e das ações imobiliárias que realizaram. Destaca-se, portanto, a relevante contribuição destes corpos técnicos para a consolidação do repertório modernista na arquitetura no Nordeste e aponta-se para a re-constituição das trajetórias daqueles profissionais como perspectiva de continuidade das pesquisas que fundamentaram este trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Caliane Christie Oliveira de Almeida, Universidade de São Paulo

Pós-doutoranda do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (IAU-USP), bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e pesquisadora do Grupo de Pesquisa História da Cidade, do Urbanismo e do Território (HCURB), do Departamento de Arquitetura daUniversidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Possui graduação em Arquitetura e Urbanismopela UFRN, mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Escola de Engenharia de São Carlos (EESCUSP)e doutorado em Arquitetura e Urbanismo pelo IAU-USP.

Luiza Maria Medeiros de Lima, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Arquiteta e urbanista pela mesma universidade, integra o Grupo de Pesquisa História da Cidade, do Território e do Urbanismo (HCUrb) desde 2007. Exerceu o cargo de chefe de divisãotécnica na Superintendência do Iphan no Rio Grande do Norte entre 2012 e 2013.

Ângela Lúcia Ferreira

Arquiteta pela Universidade de Brasília, Doutora em Geografia pela Universitat de Barcelona/Espanha e com estágio pós-doutoral na Universidad de Murcia e Universitat de Barcelona.

Downloads

Como Citar

Almeida, C. C. O. de, Lima, L. M. M. de, & Ferreira, Ângela L. (2014). O corpo técnico das CAPs e IAPs e a inserção de inovações na moradia urbana (Nordeste, décadas de 1940-1960). Paranoá, 7(13), 111–120. https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n13.2014.12053

Edição

Seção

Teoria, História e Crítica

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.