Sobre se perder pela cidade para aprender e ensinar história
DOI:
https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n33.2022.14%20Palavras-chave:
Ensino de História, Espacialidade, Histórias de vidaResumo
Ensinar e aprender história através de histórias de vida e pela espacialidade vivida e praticada por alunas e alunos de uma pequena escola pública do Plano Piloto de Brasília é a proposta aqui apresentada. Essa experiência construída em 2021 no contexto da pandemia do corona vírus desenvolveu saberes dos sujeitos envolvidos, redimensionou a história escolar e local, além de produzir material publicado em redes sociais em formato de vídeos e o Projeto Político Pedagógico da escola. Recorremos a depoimentos de antigas alunas e professoras, reportagens de jornais e documentação oficial do governo para o diálogo, o que permitiu uma reflexão atenta ao método da história oral, ao contato cuidadoso com as diversas fontes de pesquisa em suas múltiplas dimensões. E com essas orientações convidamos todas e todos a encontrar histórias da escola e se perderem pelos caminhos da cidade.
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Referências
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