Sobre se perder pela cidade para aprender e ensinar história

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n33.2022.14%20

Palavras-chave:

Ensino de História, Espacialidade, Histórias de vida

Resumo

Ensinar e aprender história através de histórias de vida e pela espacialidade vivida e praticada por alunas e alunos de uma pequena escola pública do Plano Piloto de Brasília é a proposta aqui apresentada. Essa experiência construída em 2021 no contexto da pandemia do corona vírus desenvolveu saberes dos sujeitos envolvidos, redimensionou a história escolar e local, além de produzir material publicado em redes sociais em formato de vídeos e o Projeto Político Pedagógico da escola. Recorremos a depoimentos de antigas alunas e professoras, reportagens de jornais e documentação oficial do governo para o diálogo, o que permitiu uma reflexão atenta ao método da história oral, ao contato cuidadoso com as diversas fontes de pesquisa em suas múltiplas dimensões. E com essas orientações convidamos todas e todos a encontrar histórias da escola e se perderem pelos caminhos da cidade.

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Biografia do Autor

Jorge Artur Caetano Lopes dos Santos, Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de História

Doutor em História pela Universidade de Brasília (2018), mestre em História pela Universidade de Brasília (2008), bacharelado e licenciatura pela Universidade de Brasília (2004). Professor da rede pública do Distrito Federal desde 2009, tendo atuado com foco nos anos finais do ensino fundamental. Realizei longo trabalho de ensino e pesquisa sobre a história do Recanto da Emas, região administrativa do DF, a partir da realidade das escolas dessa cidade onde atuei. Lutei contra a militarização do CED 308 do Recanto das Emas.

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Publicado

17-12-2022

Como Citar

Santos, J. A. C. L. dos . (2022). Sobre se perder pela cidade para aprender e ensinar história. Paranoá, 15(33), 1–18. https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n33.2022.14

Edição

Seção

Edição Temática Cidades em disputas: histórias, memórias, práticas do/no espaço

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