Análise da demanda do estudo em sustentabilidade e o impacto na vida de profissionais pós REABILITA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n30.2021.18

Palavras-chave:

Sustentabilidade, Arquitetura sustentável, Ensino de sustentabilidade, Formação profissional

Resumo

A Sustentabilidade é um conceito relativamente novo e o ensino das diretrizes sustentáveis nos currículos acadêmicos de graduação ainda é uma barreira na formação dos arquitetos e urbanistas de todo o Brasil. A necessidade de conhecimentos técnicos acerca da sustentabilidade gera demanda por cursos de pós-graduação com ênfase nesta temática. Diante desta problemática surgiu o REABILITA, que além de trabalhar este assunto tão necessária na atualidade, oferece a metodologia de Ensino a Distância que democratiza o estudo da sustentabilidade e abrange alunos de todo o Brasil e também do exterior. Assim, este trabalho objetiva entender o perfil daqueles que fizeram o curso e quais os impactos em suas vidas profissionais depois do estudo a respeito do tema. Para isso, foi desenvolvido e aplicado um questionário aos ex-alunos do REABILITA para investigar os motivos da demanda e as impressões acerca do curso, bem como as mudanças nas atividades e vida dos profissionais. Observou-se, a partir dos relatos, que os ex-alunos melhoraram a prática profissional, e que os mesmos tem se qualificado por todo o país. Consequentemente, têm melhorado a atuação e ensino da Arquitetura e Urbanismo Sustentáveis. A metodologia EAD é fundamental e grande facilitadora deste cenário.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paula Adjuto Martins Graff, Universidade Paulista, Goiânia

Designer, com ênfase em Produtos, graduada pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2009), Arquiteta e Urbanista pela Universidade Paulista (2016). Durante o período de graduação em Arquitetura e Urbanismo, estagiou na Sessão de Projetos da Polícia Militar de Goiás, e no Tribunal de Justiça de Goiás. Posteriormente, se tornou Especialista em Reabilitação Ambiental Sustentável Arquitetônica e Urbanística pela Universidade de Brasília - UnB (PPG FAU UnB - 2020). Atua como Arquiteta e Urbanista no desenvolvimento de projetos arquitetônicos Comerciais, Residenciais e de Interiores.

Thiago Montenegro Góes, Universidade de Bras´ília, Pesquisador do Laboratório de Sustentabilidade Aplicada a Arquitetura e ao Urbanismo

Arquiteto e Urbanista pela Universidade Federal de Santa Catarina (2011) e mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Brasília (2018). Atualmente é doutorando em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Brasília. Possui uma especialização em Arquitetura, Construção e Gestão da Edificação Sustentável pela AVM Faculdades Integradas (2016) e em Reabilitação Ambiental Sustentável Arquitetônica e Urbanística pela Universidade de Brasília (2017). Realiza em pesquisas de sustentabilidade da edificação, eficiência energética, conforto ambiental e ferramentas computacionais. Possui experiência docente na graduação nos cursos de Arquitetura e Urbanismo no UniProjeção (2018-2019) e Universidade de Brasília (2019-2020), na pós-graduação no curso de Reabilitação Ambiental Sustentável Arquitetônica e Urbanística pela Universidade de Brasília (2019-2020), assim como cursos de simulação computacional do ambiente construído. Também possui experiência profissional em consultorias e coordenação de projetos, como no projeto LabZero da parceria da UnB e do Procel.

Referências

BARRETO, M. M.; SALGADO, M. S. (2001). O ensino de arquitetura e a metodologia prática na produção do conhecimento na FAU/ UFRJ. II Encontro Latino Americano sobre ambiente construído, São Pedro, Brasil, Novembro 2001;

BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Gerais Portaria Nº 1.770 - MEC, 21 de Dezembro de 1994. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/sesu/arquivos/pdf/ar_geral.pdf Acesso em 12 de junho de 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. O que é educação a distância? 2016. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/escola-de-gestores-da-educacao-basica/355-perguntas-frequentes-911936531/educacao-a-distancia-1651636927/12823-o-que-e-educacao-a-distancia. Acesso em: 26 de Junho de 2020.

BRUNDTLAND, Gro Harlem. Our common future: The World Commission on Environment and Development. Oxford: Oxford University, 1987;

CORBELLA, O. D.; YANNAS, S. Em busca de uma arquitetura sustentável para os trópicos: conforto ambiental. Rio de Janeiro: Revan, 2003;

CORDEIRO, Caio Nogueira Hosannah. A Reforma Lucio Costa e o Ensino da Arquitetura e do Urbanismo da ENBA À FNA (1931”1946). IX Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas “História, Sociedade e Educação no Brasil” Universidade Federal da Paraíba ”“ João Pessoa ”“ 31/07 a 03/08/2012 ”“ Anais Eletrônicos ”“ ISBN 978-85-7745-551-5

DOURADO, Brenda M. Sobre o ensino da sustentabilidade ambiental nos cursos de Arquitetura e Urbanismo: avaliação e subsídios. Dissertação de Mestrado em Arquitetura e Urbanismo, Universidade de Brasília, DF, 233p. Brasília, 2015;

FORMIGA, M. Educação Superior, Educação a Distância e Educação Corporativa In: Seminário Bayma-FGV, Julho 2008, Rio de Janeiro: FGV Rio;

FRANCO, Maria de Assunção Ribeiro. Planejamento ambiental para a cidade sustentável. 2ª edição, São Paulo, Annablume, Fapesp, 2008;

IPEA, INSTITUTO DE PESQUISA ECONÔMICA APLICADA. História - Rio-92. 2009, Ano 7, Edição 56 - 10/12/2009 ”“ Disponível em: https://www.ipea.gov.br/desafios/index.php?option=com_content&view=article&id=2303:catid=28&Itemid=23. Acesso em 22 de maio 2020.

LaSUS. Laboratório de Sustentabilidade Aplicada à Arquitetura e ao Urbanismo. Metodologia do Curso REABILITA. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo ”“ Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. Universidade de Brasília. Disponível em: https://www.lasusunb.com/metodologia-do-curso.html Acesso em 25/06/2020

LaSUS. Laboratório de Sustentabilidade Aplicada à Arquitetura e ao Urbanismo. Vamos reabilitar nossos lugares? Livreto informativo do REABILITA 10. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. Universidade de Brasília. 2020.

MALHEIROS, Tadeu Fabrício. Pérez, Mario Alejandro. Sampaio, Carlos Alberto Cioce. Zuñiga, Christian Henríquez. Os desafios do tema sustentabilidade no ensino da pós-graduação. RBPG, Brasília, v. 10, n. 21, p. 537 - 552, Outubro de 2013.

OLIVEIRA, F. B. Considerações sobre Educação a Distância no Ensino Superior. A Experiência da Fundação Getúlio Vargas. Rio de Janeiro. 2009.

ONU, ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Relatório da Conferência da Organização das Nações Unidas sobre Meio Ambiente Humano. Estocolmo, 5-16 de Junho de 1972.

ROMERO, Marta Adriana Bustos. Arquitetura Bioclimática do Espaço Público. UnB, Brasília, 2001.

ROMÉRO, Marcelo de Andrade. Retrofit e APO ”“ Conforto Ambiental e Conservação de Energia / Eficiência Energética. Material Didático do curso de pós-graduação REABILITA, FAU-UnB, 2007.

SOUSA, Maria de Fátima Guerra de. Aprender a Aprender na Educação a Distância. Material Didático do curso de pós-graduação REABILITA, FAU-UnB, 2006.

VILLELA, Dianna Santiago. A sustentabilidade na formação atual do arquiteto e urbanista / Dianna Santiago Villela. Orientador: Roberto Luís de Melo Monte ”“ Mór. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Arquitetura, 2007.

Downloads

Publicado

14-05-2021

Como Citar

Adjuto Martins Graff, P., & Montenegro Góes, T. . (2021). Análise da demanda do estudo em sustentabilidade e o impacto na vida de profissionais pós REABILITA. Paranoá, 14(30). https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n30.2021.18

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.