Museu Nacional de Brasília: reflexões sobre a interação Arquitetura x estrutura
DOI:
https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n15.2015.07Palavras-chave:
Cúpula, Estrutura de concreto, Projeto estrutural, Sistemas estruturaisResumo
Obra mais recente de Oscar Niemeyer na Esplanada dos Ministérios, o Museu Nacional Honestino Guimarães, apresenta uma estrutura marcante, definidora de sua forma arquitetônica. O sistema estrutural, nitidamente baseado no conceito de cúpula, teve um papel essencial na determinação do desenho arquitetônico. Esta estreita interação entre arquitetura e estrutura é evidente na extensa obra produzida pelo arquiteto. Destaca-se, também, a influência de grandes engenheiros, como José Carlos Sussekind - autor do projeto estrutural da obra analisada - que, com participação efetiva desde a concepção dos projetos, proporcionou obras marcadas pelo arrojo estrutural e por grandes desafios tecnológicos. Por meio de análises feitas com o auxílio de ferramentas computacionais difundidos no meio acadêmico, foram coletados dados que permitiram entender como as escolhas das soluções estruturais pelo arquiteto e pelo engenheiro, durante o processo projetual, conseguiram os resultados estéticos monumentais e inovadores.
Downloads
Referências
REBELLO, Y. C. P. A Concepção Estrutural e a Arquitetura. Editora Zigurate, São Paulo, 2000.
SERAPIÃO, Fernando. Museu Nacional Honestino Guimarães, Brasília. Revista Projeto Design, edição 326 Abril de 2007.
SUSSEKIND, José Carlos; Niemeyer, Oscar. Conversa de Amigos: correspondências entre Oscar Niemeyer e José Carlos Sussekind. Ed. Revan, Rio de Janeiro, 2002.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).