Françoise Choay e os colaboradores do ateliê Le Corbusier, subsídios para um estudo prosopográfico: Uma entrevista com Ingrid Quintana-Guerrero

Autores

  • Priscilla Alves Peixoto PROARQ/FAU/UFRJ
  • Ingrid Quintana-Guerrero Universidad de los Andes (Uniandes), Departamento de Arquitetura da Faculdade de Arquitetura e Design, Bogotá, Colombia https://orcid.org/0000-0001-9026-9457

DOI:

https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n35.2023.14

Palavras-chave:

Françoise Choay, Le Corbusier, Rogelio Salmona, Iánnis Xenákis

Resumo

Ingrid Quintana-Guerrero é professora do Departamento de Arquitetura da Faculdade de Arquitetura e Design da Universidad de los Andes [Universidade dos Andes] (Uniandes), na Colômbia. Concedeu a presente entrevista à professora Priscilla Alves Peixoto, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A partir de suas pesquisas sobre a circulação de ideias, relata suas interlocuções com Françoise Choay sobre o ateliê de Le Corbusier situado na Rue de Sèvres, 35, por onde passaram arquitetos de várias nacionalidades, entre eles Rogelio Salmona e Iánnis Xenákis.   

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ingrid Quintana-Guerrero, Universidad de los Andes (Uniandes), Departamento de Arquitetura da Faculdade de Arquitetura e Design, Bogotá, Colombia

Professora do Departamento de Arquitetura da Faculdade de Arquitetura e Design da Universidad de los Andes [Universidade dos Andes] (Uniandes), na Colômbia. Doutora em Arquitetura e Urbanismo pela Pós-Graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (Fauusp) (2012–2016). Mestre em História da Arquitetura pela Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne (2007–2008) [Universidade Paris 1 Panteão-Sorbonne]. Mestre em Crítica Contemporânea da Cultura pela Université Paris 8 – Vincennes Saint-Denis (2006–2007) [Universidade Paris 8 – Vincennes Saint-Denis]. Diploma em Estudos Aprofundados em Arquitetura e Filosofia pela École Nationale Supérieure d’Architecture de Paris-La Villette (2006–2007) [Escola Nacional Superior de Arquitetura Paris-La Villette]. Arquiteta pela Universidad Nacional de Colombia [Universidade Nacional da Colômbia] (Unal), sede de Bogotá (2000–2005). Membro do grupo de pesquisa Las Formas de la Producción en Arquitectura [As formas de produção em Arquitetura], na Uniandes, e coordenadora do Observatório da Arquitetura, também na Uniandes. Investiga temas relacionados à história e à historiografia latino-americana moderna e contemporânea, como as formas da produção da arquitetura, a formação do arquiteto e a circulação de ideias, e a construção de teorias do projeto. Atualmente, lidera os projetos de pesquisa Divergencias: arquitetura latino-americana y discursos finisseculares [Divergências: arquitetura latino-americana e discursos do fim do século] e Bauhaus 100 años: reverberaciones latino-americanas [Bauhaus 100 anos: reverberações latino-americanas]. Ambos os projetos já tiveram publicações e exposições com reconhecimento internacional. No doutorado, pesquisou a rede de colaboradores latino-americanos no ateliê de Le Corbusier, em Paris. A pesquisa e o livro resultante dela foram reconhecidos com prêmios e menções honrosas em quatro países.

Referências

ALBORNOZ-RUGELES, Cristina. Rogelio Salmona. Un arquitecto frente a la historia. Bogotá: Universidad de los Andes, 2019

CHOAY, F. L’Urbanisme, utopies et réalités. Une anthologie. Paris: Seuil, 1965.

CHOAY, F. Rogelio Salmona, une figure exemplaire de l’architecture contemporaine. Urbanisme. Paris, n. 357, p. 86-90, nov.-dez. 2007.

JARCY, Xavier de. Le Corbusier, un fascisme français. Paris : Albin Michel, 2015.

MANIAQUE-BENTON, Caroline. Le Corbusier et les maisons Jaoul. Projets et fabrique. Paris: Picard, 2005.

PEIXOTO, P. Por uma leitura situada de Urbanismo: utopias e realidades. Uma antologia (1965), de Françoise Choay. Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais. V. 23 (2021): janeiro-dezembro.

QUINTANA-GUERRERO, Íngrid. Filhos da Rue de Sèvres: os colaboradores latino-americanos de Le Corbusier em Paris (1932-1965). Tese (Doutorado) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016.

QUINTANA-GUERRERO, Íngrid. Origines d’une autre modernité en architecture : deux architectes colombiens à Paris dans la décennie 50. Tesis de maestría, Université Paris 1-Panthéon-Sorbonne, Paris, 2008.

URREA, Tatiana. De la calle a la alfombra. Rogelio Salmona y las torres del parque en Bogotá, 1960. Bogotá: Universidad de los Andes, 2021.

Downloads

Publicado

26-02-2024

Como Citar

Alves Peixoto, P., & Quintana-Guerrero, I. (2024). Françoise Choay e os colaboradores do ateliê Le Corbusier, subsídios para um estudo prosopográfico: Uma entrevista com Ingrid Quintana-Guerrero . Paranoá, 16(35), 1–8. https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n35.2023.14

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.