Sete proposições sobre o conceito de autenticidade e seu uso nas práticas do patrimônio histórico
DOI:
https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n35.2023.06Palavras-chave:
Autenticidade, Françoise Choay, Conservação do patrimônio , Conferência de NaraResumo
Este texto de Choay foi escrito originalmente para a Conferência de Nara sobre a Autenticidade, organizada pela UNESCO e pela Agência de Negócios da Cultura do Japão. Trata-se de escrito relevante pelo rigor das análises sobre o termo autenticidade, que desempenha papel primordial nos critérios para o Patrimônio Mundial, mas cuja definição permanece imprecisa. Choay evidencia que os diversos campos disciplinares deveriam operar a partir de definição unívoca e questionamento epistemológico dos conceitos que utiliza. É esse exercício de grande valia que ela faz, retomando a história do conceito de autenticidade na cultura ocidental e perscrutando suas possíveis articulações e desdobramentos para a atualidade.
Françoise Choay é historiadora, professora, que trabalha com questões ligadas a temas como arquitetura, urbanismo e preservação de bens culturais.
Esta tradução buscou manter o mais próximo possível do original a construção do raciocínio, do fraseado e do próprio vocabulário de Choay. Os termos estrangeiros utilizados pela autora foram mantidos na língua original, para aproximar o leitor brasileiro à experiência tida pelos leitores de Choay em diversos âmbitos culturais a partir do livro da UNESCO. Todas as notas e referências em pé de página foram mantidas como estão no original, sem submetê-las às normas brasileiras
Downloads
Referências
Referências incorporadas ao texto.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Paranoá
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).