A estrutura da Igrejinha da Pampulha de Oscar Niemeyer

Autores

  • Nathalia Coelho Pereira Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de Brasília - UnB
  • Márcio Augusto Roma Buzar Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de Brasília - UnB
  • Luciano Bezzerra Universidade de Brasília - UnB

DOI:

https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n15.2015.04

Palavras-chave:

Estruturas, Oscar Niemeyer, Igrejinha da Pampulha

Resumo

Apesar da obra do arquiteto Oscar Niemeyer ter grande reconhecimento no Brasil e no mundo, ainda existem lacunas no que diz respeito ao conhecimento de como foi definido o sistema estrutural e o método construtivo de alguns edifícios projetados por ele. Mesmo com a vasta bibliografia sobre o arquiteto ainda é possível levantar alguns pontos a serem esclarecidos sobre a sua obra, construída na época com poucos recursos tecnológicos disponíveis. Neste trabalho, a princípio, busca-se identificar e discutir questões teóricas relevantes sobre a obra de Niemeyer e sobre a relação da arquitetura com a estrutura de uma edificação, das quais se destacam algumas questões como: Quando realmente podemos considerar que houve integração entre arquitetura e estrutura de uma edificação; Porque as obras de Niemeyer são consideradas belas e porque a estética e a beleza são tão importantes para uma edificação; e em quais aspectos as obras de Niemeyer contribuíram para a inovação da tecnologia do concreto armado. Na década de 40, durante a gestão do então prefeito de Belo Horizonte, Juscelino Kubitscheck, foi construído um conjunto de edifícios projetados por Niemeyer para o entorno da lagoa da Pampulha em BH. Esse conjunto de edifícios marca uma nova fase da carreira deste arquiteto, na qual ele definitivamente assume um estilo que iria consagrá- lo. Deste conjunto, foi escolhida a Igreja São Francisco de Assis, popularmente conhecida como “Igrejinha da Pampulha”, para um estudo de caso sobre sua estrutura. Após uma pesquisa de revisão bibliográfica e documental sobre a edificação escolhida e visitas a mesma, foram desenvolvidos modelos numéricos tridimensionais no software SAP2000 com o objetivo de descrever e analisar a estrutura da edificação. Foram utilizados também softwares como AutoCAD e Sketchup como apoio a modelagem no SAP2000.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AGUIAR, J. E. D. et al. Monitoramento e avaliação estrutural da igreja da Pampulha: como resolver um problema de 50 anos. Ibracon, 2003.

GALVANE JR., J. A engenharia de estruturas na arquitetura de Oscar Niemeyer. São Paulo: Poli-USP, 2004.

INOJOSA, L. O sistema estrutural na obra de Niemeyer. Dissertação de mestrado. Brasília: UnB, 2010.

MACEDO, D. M. A matéria da invenção: a criação e construção das obras de Niemeyer em Minas Gerais 1938-1945. Belo Horizonte: UFMG, 2002.

Downloads

Publicado

31-12-2015

Como Citar

Pereira, N. C., Buzar, M. A. R., & Bezzerra, L. (2015). A estrutura da Igrejinha da Pampulha de Oscar Niemeyer. Paranoá, 8(15). https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n15.2015.04

Edição

Seção

Tecnologia, Ambiente e Sustentabilidade

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.