A estrutura da Igrejinha da Pampulha de Oscar Niemeyer
DOI:
https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n15.2015.04Palavras-chave:
Estruturas, Oscar Niemeyer, Igrejinha da PampulhaResumo
Apesar da obra do arquiteto Oscar Niemeyer ter grande reconhecimento no Brasil e no mundo, ainda existem lacunas no que diz respeito ao conhecimento de como foi definido o sistema estrutural e o método construtivo de alguns edifícios projetados por ele. Mesmo com a vasta bibliografia sobre o arquiteto ainda é possível levantar alguns pontos a serem esclarecidos sobre a sua obra, construída na época com poucos recursos tecnológicos disponíveis. Neste trabalho, a princípio, busca-se identificar e discutir questões teóricas relevantes sobre a obra de Niemeyer e sobre a relação da arquitetura com a estrutura de uma edificação, das quais se destacam algumas questões como: Quando realmente podemos considerar que houve integração entre arquitetura e estrutura de uma edificação; Porque as obras de Niemeyer são consideradas belas e porque a estética e a beleza são tão importantes para uma edificação; e em quais aspectos as obras de Niemeyer contribuíram para a inovação da tecnologia do concreto armado. Na década de 40, durante a gestão do então prefeito de Belo Horizonte, Juscelino Kubitscheck, foi construído um conjunto de edifícios projetados por Niemeyer para o entorno da lagoa da Pampulha em BH. Esse conjunto de edifícios marca uma nova fase da carreira deste arquiteto, na qual ele definitivamente assume um estilo que iria consagrá- lo. Deste conjunto, foi escolhida a Igreja São Francisco de Assis, popularmente conhecida como “Igrejinha da Pampulha”, para um estudo de caso sobre sua estrutura. Após uma pesquisa de revisão bibliográfica e documental sobre a edificação escolhida e visitas a mesma, foram desenvolvidos modelos numéricos tridimensionais no software SAP2000 com o objetivo de descrever e analisar a estrutura da edificação. Foram utilizados também softwares como AutoCAD e Sketchup como apoio a modelagem no SAP2000.
Downloads
Referências
GALVANE JR., J. A engenharia de estruturas na arquitetura de Oscar Niemeyer. São Paulo: Poli-USP, 2004.
INOJOSA, L. O sistema estrutural na obra de Niemeyer. Dissertação de mestrado. Brasília: UnB, 2010.
MACEDO, D. M. A matéria da invenção: a criação e construção das obras de Niemeyer em Minas Gerais 1938-1945. Belo Horizonte: UFMG, 2002.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).