Revisitando a exposição curricular “Museu Nacional: o museu que vive em nós”: reflexões e considerações acerca da comunicação no âmbito expográfico e cibercultural

Reflections and considerations about communication in the expographic and cybercultural scope

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/museologia.v12i23.44836

Palavras-chave:

exposição curricular, Museu Nacional, comunicação, exposição, cibercultura

Resumo

O artigo visa analisar o desenvolvimento da exposição curricular “Museu Nacional: o museu que vive em nós”, realizada pela turma de Museologia e Comunicação IV de 2019.1 da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), sob a ótica de sua expografia e de suas atividades nas redes sociais online. Após três anos da realização da mostra, revisitamos a exposição buscando refletir criticamente sua expografia e, diante da cibercultura, os usos das tecnologias digitais em rede.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Helena Cunha de Uzeda, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Museóloga pela Escola de Museologia da UNIRIO (1996); Mestre em História e Crítica da Arte, PPGAV/EBA-UFRJ (2000); Doutora em Artes Visuais, PPGAV /EBA-UFRJ (2006); professora da Escola de Museo-logia UNIRIO; docente permanente e coordenadora do curso de Pós-Graduação em Museologia e Pa-trimônio (UNIRIO-MAST), coordenadora do Laboratório do Desenvolvimento de Exposições (LADEX) da Escola de Museologia da UNIRIO e do Projeto de Pesquisa “Design de Exposições”, que conta com financiamento da FAPERJ.

Johanna Torres Kaltenecker, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Museóloga pela Escola de Museologia da UNIRIO (2019), mestranda no Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio UNIRIO/MAST e bolsista CAPES.

Luiza Sant'Anna Santos, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Museóloga pela Escola de Museologia da UNIRIO (2019), mestranda no Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio UNIRIO/MAST.

Referências

BORDINHÃO, Katia; VALENTE, Lúcia; SIMÃO, Maristela. Caminhos da Memória: para fazer uma exposição. Brasília, DF: Instituto Brasileiro de Museus - IBRAM: 2017. Disponível em: https://www.museus.gov.br/wp-content/uploads/2017/06/Caminhos-da-Mem%C3%B3ria-Para-fazer-uma-exposi%C3%A7%C3%A3o1.pdf. Acesso em: ago. de 2022.

CHELINI, Maria Júlia Estefânia. Novas tecnologias para… Novas (?) expografias. In: Museologia & Interdisciplinaridade. Vol. I, nº2. jul/dez 2012.

COHEN, Miriam Aby. O Desenho da Cena como experiência: intersecções na prática artística contemporânea entre Cenografia – Instalação – Expografia. Tese (Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Artes, Área de Concentração: Artes Cênicas, Linha de Pesquisa: Teoria e Prática do Teatro) - Escola de Comunicações e Artes/ Universidade de São Paulo. 2015.

DESVALLÉES, Andrés; MAIRESSE, François. Conceitos-Chave de Museologia. São Paulo: Comitê Brasileiro do ICOM/Pinacoteca do Estado de São Paulo, 2013.

FERREIRA, Gustavo Lopes. A interatividade nos museus de ciência: o processo de criação de um artefato museal. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia/Programa de Pós-graduação em Educação. Uberlância/MG. 2014.

LEMOS, André. Os sentidos da tecnologia: cibercultura e ciberdemocracia. In: LEMOS, André; LÉVY, Pierre (Org). O futuro da internet: em direção a uma democracia planetária. São Paulo: Paulus, 2010.

LESHCHENKO, Anna. Digital Dimensions of the Museum: defining Cybermuseology’s Subject of Study. In: MAIRESSE, François; DAVIS, Ann. (Org.). ICOFOM Study Series 43. Paris: ICOFOM (ICOM/UNESCO), 2015, v. 1, p. 237-241.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. 3a Ed– São Paulo: Editora 34, 2010.

MAGALDI, Monique Batista. Navegando no Museu Virtual: um olhar sobre formas criativas de manifestação do fenômeno Museu. Dissertação (Mestrado em Museologia e Patrimônio) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro/Museu de Astronomia e Ciências Afins/Programa de Pós-graduação em Museologia e Patrimônio, Rio de Janeiro, 2010.

MAGALDI, Monique Baptista; BRULON, Bruno; SANCHES, Marcela. Cibermuseologia: as diferentes definições de museus eletrônicos e a sua relação com o virtual. In: MAGALDI, Monique B.; BRITO, Clóvis Carvalho (Org.). Museus & Museologia: desafios de um campo interdisciplinar. Brasília: FCI- UnB, 2018. p. 135-155.

MARTI, Frieda. A educação museal online: uma ciberpesquisa-formação na/com a seção de assistência ao ensino (SAE) do Museu Nacional-UFRJ. Tese (Doutorado em Educação) Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2021.

MILLER, Daniel; COSTA, Elisabetta; HAYNES, Nell; MCDONALD, Tom; NICOLESCU; Razvan; SINANAN, Jolynna; SPYER, Juliano; VENKATRAMAN, Shriram; WANG, Xinyuan. Como as mídias sociais mudaram o mundo. University College London, UCL Press, 2019.

MORAES, Julia. Museus e Público(s): a centralidade da relação público(s)–museu

nos debates contemporâneos da Museologia. Anais do XX Encontro Nacional de Pesquisa em Pós-graduação em Ciência da Informação, SC: ANCIB e UFSC, 2019, v. GT-9.

MORAES, Julia. Horizontes e Itinerários da participação dos públicos nos Museus. Revista Museologia & Interdisciplinaridade, [S. l.], v. 10, n. 20, p. 168–190, 2021. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/museologia/article/view/39053. Acesso em: jun. de 2022.

MORAES, Julia. Exposição curricular em tempos de pandemia e ensino remoto: a comunicação museológica frente aos desafios e potencialidades da cultura digital no ensino em Museologia. Revista Museologia & Interdisciplinaridade, [S. l.], v. 10, n. Especial, p. 295–316, 2021. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/museologia/article/view/36356. Acesso em: jun. 2022.

MUSEOLOGIA DO AFETO - MINOM, 2013. Disponível em:

<https://www.youtube.com/watch?v=6PZI0TM0KtM > Acesso em 18 de março de 2019.

NORA, Pierre. Entre Memória e História: a problemática dos lugares. Tradução: Yara Aun Khoury. In: Projeto História. São Paulo. V.10. 1993.

OLIVEIRA, Emerson Dionísio Gomes. O museu no Instagram: arte, exposição e a visibilidade de práticas museológicas. Revista Museologia e Interdisciplinaridade. V. 9. N. Especial, 2020.

QUEROL, Lorena Sancho. PARTeCIPAR: ensaio formal sobre o conceito, as práticas e os desafios de participação cultural em museus. Etnicex: revista de estudos etnográficos, n. 8, p. 83-100, 2016.

ROQUE, Maria Isabel. Museus na web: Outra forma de ver nestes dias tão estranhos. In: A.Muse.Arte, 2020. Disponível em: https://amusearte.hypotheses.org/6215 Acesso em: jun. de 2022.

ROSSINI, Elcio. Cenografia no teatro e nos espaços expositivos: uma abordagem além da representação. In: TransInformação. Campinas. p. 157-164. set./dez., 2012.

SANTAELLA, Lucia. Humanos hiper-híbridos: linguagens e cultura na segunda era da internet, São Paulo: Paulus, 2021.

SANTOS, Edmea; MARTI, Frieda; SANTOS, Rosemary dos. O museu como espaço multirreferencial de aprendizagem: rastros de aprendizagens ubíquas na cibercultura. Revista Observatório, v.5, n.1, Palmas, 2019.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. Relatório final da exposição curricular “Museu Nacional: o Museu que Vive em Nós”. Rio de Janeiro, 2019.

UZEDA, Helena Cunha de. As novas tecnologias nas exposições museológicas: objetos reais e a concorrência digital. In: XVII Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação (XVII ENANCIB). GT 09 - Museu, Patrimônio e Informação. 2016. Disponível em: http://www.ufpb.br/evento/index.php/enancib2016/enancib2016/paper/viewFile/4008/2259. Acesso em: ago. de 2022.

UZEDA, Helena Cunha de. O espaço nas exposições museológicas: atualizando percepções significações. In: Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação de Museologia e Patrimônio PPG-PMUS. Vol. 11, nº1. 2018. Disponível em: http://revistamuseologiaepatrimonio.mast.br/index.php/ppgpmus/article/view/685/629. Acesso em: ago. de 2022.

Downloads

Publicado

2023-06-22

Como Citar

Cunha de Uzeda, H., Torres Kaltenecker, J., & Sant’Anna Santos, L. (2023). Revisitando a exposição curricular “Museu Nacional: o museu que vive em nós”: reflexões e considerações acerca da comunicação no âmbito expográfico e cibercultural : Reflections and considerations about communication in the expographic and cybercultural scope. Museologia & Interdisciplinaridade, 12(23), 188–206. https://doi.org/10.26512/museologia.v12i23.44836

Edição

Seção

Dossiê Exposições Curriculares nos Cursos de Museologia do Brasil

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)