Revisiting the curricular exhibition “Museu Nacional: o museu que vive em nós”
Reflections and considerations about communication in the expographic and cybercultural scope
DOI:
https://doi.org/10.26512/museologia.v12i23.44836Keywords:
exposição curricular, Museu Nacional, comunicação, exposição, ciberculturaAbstract
The article aims to analyze the development of the curricular exhibition “Museu Nacional: o museu que vive em nós”, held by the Museology and Communication IV class of 2019.1 at the Federal University of the State of Rio de Janeiro (UNIRIO), from the perspective of its expography and your activities on online social networks. After three years of the exhibition, we revisited the exhibition seeking to critically reflect on its expography and, in the face of cyberculture, the uses of networked digital technologies.
Downloads
References
BORDINHÃO, Katia; VALENTE, Lúcia; SIMÃO, Maristela. Caminhos da Memória: para fazer uma exposição. Brasília, DF: Instituto Brasileiro de Museus - IBRAM: 2017. Disponível em: https://www.museus.gov.br/wp-content/uploads/2017/06/Caminhos-da-Mem%C3%B3ria-Para-fazer-uma-exposi%C3%A7%C3%A3o1.pdf. Acesso em: ago. de 2022.
CHELINI, Maria Júlia Estefânia. Novas tecnologias para… Novas (?) expografias. In: Museologia & Interdisciplinaridade. Vol. I, nº2. jul/dez 2012.
COHEN, Miriam Aby. O Desenho da Cena como experiência: intersecções na prática artística contemporânea entre Cenografia – Instalação – Expografia. Tese (Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Artes, Área de Concentração: Artes Cênicas, Linha de Pesquisa: Teoria e Prática do Teatro) - Escola de Comunicações e Artes/ Universidade de São Paulo. 2015.
DESVALLÉES, Andrés; MAIRESSE, François. Conceitos-Chave de Museologia. São Paulo: Comitê Brasileiro do ICOM/Pinacoteca do Estado de São Paulo, 2013.
FERREIRA, Gustavo Lopes. A interatividade nos museus de ciência: o processo de criação de um artefato museal. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia/Programa de Pós-graduação em Educação. Uberlância/MG. 2014.
LEMOS, André. Os sentidos da tecnologia: cibercultura e ciberdemocracia. In: LEMOS, André; LÉVY, Pierre (Org). O futuro da internet: em direção a uma democracia planetária. São Paulo: Paulus, 2010.
LESHCHENKO, Anna. Digital Dimensions of the Museum: defining Cybermuseology’s Subject of Study. In: MAIRESSE, François; DAVIS, Ann. (Org.). ICOFOM Study Series 43. Paris: ICOFOM (ICOM/UNESCO), 2015, v. 1, p. 237-241.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. 3a Ed– São Paulo: Editora 34, 2010.
MAGALDI, Monique Batista. Navegando no Museu Virtual: um olhar sobre formas criativas de manifestação do fenômeno Museu. Dissertação (Mestrado em Museologia e Patrimônio) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro/Museu de Astronomia e Ciências Afins/Programa de Pós-graduação em Museologia e Patrimônio, Rio de Janeiro, 2010.
MAGALDI, Monique Baptista; BRULON, Bruno; SANCHES, Marcela. Cibermuseologia: as diferentes definições de museus eletrônicos e a sua relação com o virtual. In: MAGALDI, Monique B.; BRITO, Clóvis Carvalho (Org.). Museus & Museologia: desafios de um campo interdisciplinar. Brasília: FCI- UnB, 2018. p. 135-155.
MARTI, Frieda. A educação museal online: uma ciberpesquisa-formação na/com a seção de assistência ao ensino (SAE) do Museu Nacional-UFRJ. Tese (Doutorado em Educação) Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2021.
MILLER, Daniel; COSTA, Elisabetta; HAYNES, Nell; MCDONALD, Tom; NICOLESCU; Razvan; SINANAN, Jolynna; SPYER, Juliano; VENKATRAMAN, Shriram; WANG, Xinyuan. Como as mídias sociais mudaram o mundo. University College London, UCL Press, 2019.
MORAES, Julia. Museus e Público(s): a centralidade da relação público(s)–museu
nos debates contemporâneos da Museologia. Anais do XX Encontro Nacional de Pesquisa em Pós-graduação em Ciência da Informação, SC: ANCIB e UFSC, 2019, v. GT-9.
MORAES, Julia. Horizontes e Itinerários da participação dos públicos nos Museus. Revista Museologia & Interdisciplinaridade, [S. l.], v. 10, n. 20, p. 168–190, 2021. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/museologia/article/view/39053. Acesso em: jun. de 2022.
MORAES, Julia. Exposição curricular em tempos de pandemia e ensino remoto: a comunicação museológica frente aos desafios e potencialidades da cultura digital no ensino em Museologia. Revista Museologia & Interdisciplinaridade, [S. l.], v. 10, n. Especial, p. 295–316, 2021. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/museologia/article/view/36356. Acesso em: jun. 2022.
MUSEOLOGIA DO AFETO - MINOM, 2013. Disponível em:
<https://www.youtube.com/watch?v=6PZI0TM0KtM > Acesso em 18 de março de 2019.
NORA, Pierre. Entre Memória e História: a problemática dos lugares. Tradução: Yara Aun Khoury. In: Projeto História. São Paulo. V.10. 1993.
OLIVEIRA, Emerson Dionísio Gomes. O museu no Instagram: arte, exposição e a visibilidade de práticas museológicas. Revista Museologia e Interdisciplinaridade. V. 9. N. Especial, 2020.
QUEROL, Lorena Sancho. PARTeCIPAR: ensaio formal sobre o conceito, as práticas e os desafios de participação cultural em museus. Etnicex: revista de estudos etnográficos, n. 8, p. 83-100, 2016.
ROQUE, Maria Isabel. Museus na web: Outra forma de ver nestes dias tão estranhos. In: A.Muse.Arte, 2020. Disponível em: https://amusearte.hypotheses.org/6215 Acesso em: jun. de 2022.
ROSSINI, Elcio. Cenografia no teatro e nos espaços expositivos: uma abordagem além da representação. In: TransInformação. Campinas. p. 157-164. set./dez., 2012.
SANTAELLA, Lucia. Humanos hiper-híbridos: linguagens e cultura na segunda era da internet, São Paulo: Paulus, 2021.
SANTOS, Edmea; MARTI, Frieda; SANTOS, Rosemary dos. O museu como espaço multirreferencial de aprendizagem: rastros de aprendizagens ubíquas na cibercultura. Revista Observatório, v.5, n.1, Palmas, 2019.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. Relatório final da exposição curricular “Museu Nacional: o Museu que Vive em Nós”. Rio de Janeiro, 2019.
UZEDA, Helena Cunha de. As novas tecnologias nas exposições museológicas: objetos reais e a concorrência digital. In: XVII Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação (XVII ENANCIB). GT 09 - Museu, Patrimônio e Informação. 2016. Disponível em: http://www.ufpb.br/evento/index.php/enancib2016/enancib2016/paper/viewFile/4008/2259. Acesso em: ago. de 2022.
UZEDA, Helena Cunha de. O espaço nas exposições museológicas: atualizando percepções significações. In: Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação de Museologia e Patrimônio PPG-PMUS. Vol. 11, nº1. 2018. Disponível em: http://revistamuseologiaepatrimonio.mast.br/index.php/ppgpmus/article/view/685/629. Acesso em: ago. de 2022.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Museologia & Interdisciplinaridade
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.