Museus no Ciberespaço

as redes sociais como nova dinâmica do público digital

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/museologia.v10iEspecial.37506

Palavras-chave:

Museus no ciberespaço, Redes sociais de museus, Público virtual

Resumo

A contemporaneidade, profundamente marcada pela penetração das TICs, esforça-se para compreender de que forma a Cibercultura conseguirá aglutinar atividades, interações e manifestações dentro de um território individualizado e globalizado, mas desterritorializado. As TICs tornaram-se essenciais na vida de grande parte dos indivíduos, tornando-se, praticamente, sua “segunda natureza”, com a rápida popularização e portabilidade, ampliando exponencialmente a comunicação em rede global. O artigo traz uma reflexão sobre resultados obtidos a partir de pesquisa para verificar as interações e compartilhamentos realizados entre o Facebook do Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, e seu público virtual, antes e depois do fechamento da instituição em consequência da pandemia Covid-19. São levantadas questões sobre os caminhos dos museus no século XXI e como poderão equilibrar-se entre tradições e tecnologias digitais, entre materialidades e virtualidades – questões que permanecem abertas, sem horizontes definidos, diante do turbilhão digital que desafia parâmetros e percepções da sociedade global.

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Biografia do Autor

Lorhana Serpa Ribeiro Ferreira, UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - UNIRIO

Graduanda em Museologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Tem experiência na área de Museologia, atuando como bolsista no projeto Design de Exposições: suas Relações de Influência na Percepção do Acervo pelo Público e na Comunicação do Discurso Expositivo. Participa como voluntária do Projeto de Iniciação Científica de mesmo nome. Também colabora com a monitoria da disciplina de Museologia e Comunicação IV, responsável pela montagem de exposições curriculares da Escola de Museologia da UNIRIO. Trabalhou na organização dos eventos presenciais, bem como virtuais, nacionais e internacionais realizados pelo Programa de Pós- graduação em Museologia e Patrimônio (PPG-PMUS/ UNIRIO-MAST) em 2019 e 2020.

Paulo César Ribeiro da Silva Jr., UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - UNIRIO

Graduando na Escola de Museologia pela Universidade Federal do Estado Rio de Janeiro (UNIRIO), tendo realizado curso técnico de Guia de Turismo pela Fundação de Apoio à Escola Técnica (FAETEC). Foi monitor da disciplina de Museologia e Comunicação IV, responsável pela montagem de exposições curriculares da Escola de Museologia da UNIRIO (período de trabalho). Atualmente é bolsista de Iniciação Científica (IC/UNIRIO) orientado pela Profa. Dra. Helena Cunha de Uzeda no Projeto de Pesquisa Design de Exposições: suas relações de influência na percepção do público (com o apoio da FAPERJ), trabalho com o Projeto de Pesquisa Museus na Pandemia: as ações em meio digital dos museus com seu público pelo site oficial e Facebook. Atuando também em cooperação com o Programa de pós graduação em Museologia e patrimônio (PPG-PMUS), em parceria com o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), na organização de eventos do programa.

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Publicado

2021-12-18

Como Citar

Cunha de Uzeda, H., Serpa Ribeiro Ferreira, L. ., & Ribeiro da Silva Jr., P. C. . (2021). Museus no Ciberespaço: as redes sociais como nova dinâmica do público digital. Museologia & Interdisciplinaridade, 10(Especial), 195–208. https://doi.org/10.26512/museologia.v10iEspecial.37506

Edição

Seção

Dossiê Museologia e Cultura Digital