Comunicação em museus universitários:

sobre a presença dos museus virtuais brasileiros na world wide web

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/museologia.v9iEspecial.32041

Palavras-chave:

museu universitário, museu virtual, comunicação em museus, Declaração de Caracas

Resumo

Este artigo tem como objetivo problematizar a comunicação dos museus universitários virtuais brasileiros. Inicialmente é apresentado o recorte do estudo, que se circunscreve apenas aos museus que se autodeclaram universitários e virtuais. A seguir realiza-se uma breve revisão bibliográfica sobre museus virtuais e suas características, bem como apresentam-se as características desejáveis da comunicação em museus a partir da Declaração de Caracas, publicada em 1992, aplicando-as ao recorte da pesquisa. Trata-se de investigação de âmbito qualitativo e quantitativo, tendo-se realizado pesquisa bibliográfica e documental, lançando mão de fontes primárias e secundárias. Para os resultados qualitativos adaptou-se o método da análise de conteúdo. Conclui-se que os museus universitários virtuais têm pouca expressividade quantitativa e que sua comunicação no ciberespaço ainda é um desafio em construção.

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Biografia do Autor

Marcus Granato, Museu de Astronomia e Ciências Afins

Doutor em Engenharia Metalúrgica e de Materiais pela COPPE/UFRJ, com a tese Restauração de Instrumentos Científicos de valor Histórico. É tecnologista sênior do Museu de Astronomia e Ciências Afins.

Emanuela Sousa Ribeiro, Universidade Federal de Pernambuco

Doutora em História pela UFPE. Professora do Departamento de Antropologia e Museologia da UFPE.

Victor Abalada, Museu de Astronomia e Ciências Afins

Doutor em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Bolsista da Museu de Astronomia e Ciências Afins.

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Publicado

2020-12-09

Como Citar

Granato, M., Sousa Ribeiro, E., & Teixeira Mendes Abalada, V. E. (2020). Comunicação em museus universitários:: sobre a presença dos museus virtuais brasileiros na world wide web. Museologia & Interdisciplinaridade, 9(Especial), 24–53. https://doi.org/10.26512/museologia.v9iEspecial.32041

Edição

Seção

Museus, Museologia, Comunicação, Recepção