Estudantes de Pedagogia em estágio não obrigatório: reflexões para a formação docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc28202244357

Palavras-chave:

Formação de Professores, Estágio, Experiência

Resumo

Objetivamos investigar os desafios das estagiárias, estudantes de Pedagogia, que atuaram nas escolas de um município de uma cidade no interior de Minas Gerais. Realizamos uma pesquisa, por meio de questionários, com as estudantes que fizeram o estágio não obrigatório neste mesmo programa. Para este estudo, nos apoiamos em autoras, tais como: Pimenta, Borssoi, Lima, Rosa, Weigert e Souza. São muitos os desafios e dificuldades encontrados, como a falta de aporte teórico, uma vez que estão em períodos iniciais do curso. Apesar disso, percebemos oportunidades de conhecimentos para a formação profissional.

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Biografia do Autor

Ludmilla Carneiro Araujo, Centro Universitário Governador Ozanam Coelho, Ubá, MG, Brasil

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Viçosa (2018). Professora no curso de Pedagogia do Centro Universitário Governador Ozanam Coelho. Professora na Educação Básica na Prefeitura Municipal de Ubá. Membro do grupo de estudos Cotidianos em Devir da Universidade Federal de Viçosa e do Grupo de Pesquisas em Gênero, Sexualidade, Educação e Diversidade (GESED), da faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora. E-mail: ludaraujo55@gmail.com

Simone de Almeida Braga, Centro Universitário Governador Ozanam Coelho, Ubá, MG, Brasil

Pedagoga pelo Centro Universitário Governador Ozanam Coelho (2021). Professora na Educação Básica na Prefeitura Municipal de Ubá. E-mail: simonebraga.07@gmail.com

Bruno Venâncio, Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ, Brasil

Mestre em Educação pela Universidade Federal de São João Del Rei (2017). Doutorando em Educação pela Universidade Federal Fluminense. Membro do grupo de pesquisa Currículo, Cultura e Docência. E-mail: brunovenanciob@gmail.com

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Publicado

20.10.2022

Como Citar

Araujo, L. C., Braga, S. de A., & Venâncio, B. (2022). Estudantes de Pedagogia em estágio não obrigatório: reflexões para a formação docente. Linhas Crí­ticas, 28, e44357. https://doi.org/10.26512/lc28202244357