Conhecer e aprender como magia
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc.v17i34.3834Resumen
Refiro-me neste texto ao testamento de José Tavares, professor emérito da Universidade de Aveiro, da área da educação. Tavares reuniu 10 artigos de tom testamental, nos quais discute alguns desafios educacionais e epistemológicos de extrema relevância, dos quais vou ressaltar aqui dois: a postulação veemente de um novo modo de conhecer (pesquisa científica e epistemologia) e a conjugação de pesquisa e formação (educação).
Descargas
Citas
ALETEIA ”“ verbete da Wikipédia, a Enciclopédia Livre. Wikipedia, 2011. Disponível em: <http://en.wikipedia.org/wiki/Aletheia>. Acesso em: nov. 2011.
ANANTHASWAMY, Anil. The Edge of Physics: A journey to earth’s extremes to unlock the secrets ofthe universe. New York: Houghton Mifflin Harcourt, 2010.
ANDRIESSEN, Jerry; BAKER, Michael; SUTHERS, Dan (Ed.). Arguing to Learn: Confronting cognitionsin computer-supported collaborative learning environments. London: Kluwer Academic Publishers, 2010.
AU, Wayne. Unequal by Design: High-stakes testing and the standardization of inequality. London:Routledge, 2009.
BACHELARD, Gaston. The New Scientific Spirit. Boston: Beacon Press, 1986.
BAIN, Ken. What the Best College Teachers Do. Cambridge: Harvard University Press, 2004.
BLIGH, Donald. What’s the Use of Lectures?San Francisco: Jossey-Bass, 2000.
BOK, Derek. Our Underachieving Colleges: A Candid Look at How Much Students Learn and Why TheyShould Be Learning More.Princeton: Princeton University Press, 2007.
BOURDIEU, Pierre. Homo Academicus. Stanford: Stanford University Press, 1990.
BURKE, Peter. Uma História Social do Conhecimento:de Gutenberg a Diderot. Rio de Janeiro: Zahar, 2003.
CARR, Nicholas. The Shallows: What the internet is doing to our brains. New York: W.S. Norton &Company, 2010.
CHRISTENSEN, Christenesen; EYRING, Henry. The Innovative University: Changing the DNA of highereducation from the inside out. San Francisco: Jossey-Bass, 2011.
COLLINS, Randall. The Sociology of Philosophies: a global theory of intellectual change. Cambridge:The Belknap Press of Harvard University Press, 1998.
COPELAND, Matt. Socratic Circles: Fostering critical and creative thinking in middle and high school.Portland: Stennhouse Publishers, 2005.
DAMÁSIO, Antônio Rosa. O Erro de Descartes: Emoção, razão e o cérebro humano. Rio de Janeiro:Companhia das Letras, 1996.
DAMASIO, Antônio Rosa. Looking for Espinosa. Fort Washington: Harvest Books, 2003.
DAWKINS, Richard. The Selfish Gene. Oxford: Oxford University Press, 1998.
DAWKINS, Richard. A Devil’s Chaplain: Reflections on hope, lies, science, and love. New York:Houghton Mifflin Company, 2003.
DAWKINS, Richard. The God Delusion. New York: Houghton Mifflin Company, 2006.
DEMO, Pedro. Metodologia Científica em Ciências Sociais. São Paulo: Atlas, 1995.
______. Educar pela Pesquisa. Campinas: Autores Associados, 1996.
______. Argumento de Autoridade X Autoridade do Argumento. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2005.
______. Complexidade e Aprendizagem: A dinâmica não linear do conhecimento. São Paulo: Atlas, 2002.
______. Fundamento sem Fundo. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2007.
______. Educação Hoje: “Novas” tecnologias, pressões e oportunidades. São Paulo: Atlas, 2009.
______. Qualidade Humana. Campinas: Papirus, 2009a.
______. Forças e Fraquezas do Positivismo. [S.l]: 2011. Disponível em: <http://pedrodemo.blog.uol.com.br/arch2011-09-04_2011-09-10.html>. Acesso em: nov. 2011.
______. A Força sem Força do melhor Argumento: Ensaio sobre “novas epistemologias virtuais”.Brasília: Ibict, 2011a.
DRENTHEN, Martin; KEULARTZ, Josef; PROCTOR James (Ed.). New Visions of Nature: Complexityand authenticity. New York: Springer,2009.
DYSON, Freeman. The Scientist as Rebel. New York: New York Review Books, 2006.
ERTL, Bernhard. E-Collaborative Knowledge Construction: Learning from computer-supported andvirtual environments. Hershey; New York: Information Science Reference, 2010.
FINKEL, Donald. Teaching with your Mouth shut. Portsmouth: Heineman,2000.
FOUCAULT, Michel. A Arqueologia do Saber. Petrópolis: Vozes, 1971.
GARDNER, Howard. Five Minds for the Future. Cambridge: Harvard Business School Press, 2009.
HARDING, Sandra. Is Science Multicultural?Postcolonialisms, feminisms, and epistemologies.Bloomington; Indianapolis: Indiana University Press, 1998.
HAWKING, Stephen. The Theory of Everything: The origin and fate of the universe. Beverly Hills:Phoenix Books, 2006.
hooks, bell. Teaching Critical Thinking: Practical wisdom. London: T & F Books, 2009.
HORGAN, John. The End of Science: Facing the limits of knowledge in the twilight of the scientific age.New York: Broadway Books, 1997.
HRDY, Sarah Blaffer. Mother Nature: A history of mothers, infants, and natural selection. New York:Pantheon Books, 1999.
KANECKI, Diana. Critical Thinking and the Philosophy of Knowledge. Whitmore: Kaneck Publishing, 2009.
KUHN, Thomas. A Estrutura das Revoluções Científicas. São Paulo: Perspectiva, 1975.
KUTTNER, Fred. Quantum Enigma: Physics encounters consciousness. Oxford: Oxford University Press, 2008.
LIH, Andrew. The Wikipedia Revolution. New York: Hyperion, 2009.
MAGOLDA, Márcia B. Baxter; CREAMER, Elisabeth G.; MESAZROS, Peggy Sisk. (Ed.). Developmentand Assessment of Self-Authorship: Exploring the concept across cultures. Sterling: Stylus, 2010.
MATURANA, Humberto. Cognição, Ciência e Vida Cotidiana. Organização de MAGRO, C.; PAREDES, V.Belo Horizonte: Humanitas; UFMG, 2001.
MCCREERY, Elaine. Critical Thinking Skills for education students. London: Learning Matters, 2010.
MORIN, Edgar. La Méthode ”“ 5. L’humanité de l’humanité. L’identité humaine. Paris: Seuil, 2002.
MOROZOV, Evgeny. The net delusion: the dark side of internet freedom. New York: PublicAffairs, 2011.
O’NEIL, Mathieu. Cyber Chiefs: Autonomy and authority in online tribes. New York: Pluto Press, 2009.
PENROSE, Roger. The Road to Reality: A complete guide to the laws of the universe. New York: VintageBooks, 2004.
PRENSKY, Marc. Teaching Digital Natives: Partnering for real learning. London: Corwin, 2010.
PRIGOGINE, Ilya. O Fim das Certezas: Tempo, caos e as leis da natureza. São Paulo: Ed. UNESP, 1996.
PRIGOGINE, Ilya; STENGERS, Isabelle. A Nova Aliança. Brasília: Ed. UnB, 1997.
SCHNEIDER, Jeremy. Chalkbored: What’s wrong with school & how to fix it. [S.l.]: Peace of Mind, 2007.
TAVARES, José. 2011. O Poder Mágico de Conhecer e Aprender. Brasília: Líber Livro, 2011.
ULANOWICZ, Robert E. A Third Window: Natural life beyond Newton and Darwin. Conshohocken: Templeton Foundation Press, 2009.
VENTER, J. Craig. A Life Decoded: My Genome: My Life. New York: Viking Adult, 2007.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2016 Linhas Críticas
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.