Notas para compreender relações contemporâneas entre tecnologia e educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc29202348540

Palavras-chave:

Tecnologia e educação, Fenômeno Tecnológico Contemporâneo, Técnica e Tecnologia. Tecnocentrismo

Resumo

A tecnologia é uma produção humana e, como tal, histórica e social. Por esta razão, para compreender a estrutura e o sentido da tecnologia contemporânea, é necessário investigar suas origens e o percurso do pensamento que a explica. Este artigo apresenta um roteiro de estudo, fundamentado numa abordagem dialética, como chave para leitura da tecnocultura contemporânea e das questões que ela coloca para a educação. Para tal, parte da caracterização da realidade técnica, considerando o aporte de uma antropologia da técnica; discute a técnica moderna com base em Heidegger (2002) e apropria-se do estudo de Feenberg (2002; 2004; 2013a; 2013b) sobre as relações entre tecnologia e ação humana.

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Biografia do Autor

Joana Peixoto, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, Goiânia, GO, Brasil

Doutora em Ciências da Educação pela Universidade Paris VIII (2005). Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás. Líder do Kadjót – Grupo interinstitucional de estudos e pesquisas sobre as relações entre tecnologias e educação. E-mail: joana.peixoto@ifg.edu.br

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Publicado

18.07.2023

Como Citar

Peixoto, J. (2023). Notas para compreender relações contemporâneas entre tecnologia e educação. Linhas Crí­ticas, 29, e48540. https://doi.org/10.26512/lc29202348540

Edição

Seção

Ensaios