Abordaje Triangular. Estudio crítico
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc.v25.2019.23379Palavras-chave:
Educação artística, Artes visuais, Abordagem triangular, Leitura da obra de arte, Teoria da recepçãoResumo
No trabalho expõe-se uma síntese de um estudo crítico da Abordagem Triangular resultado de uma pesquisa bibliográfica de caráter qualitativa, cujo objeto de estudo fundamental o constitui-o a produção teórica de Ana Mae Barbosa sobre o ensino das artes visuais no contexto escolar. Como introdução, sintetizam-se os problemas específicos enfrentados pela educação artística no Brasil na década de 1980, dos quais a autora partiu para propor sua concepção de arte-educação. A seguidas, expõem-se considerações teóricas sobre os principais aspectos conceituais da Abordagem Triangular, tais como: alfabetização visual, criação baseada na releitura visual, contextualização, leitura da obra de arte. A revisão crítica das ideias da autora permite concluir que sua concepção epistemológica do ensino da arte continua a ser um estímulo à reflexão, e admite ser atualizada, ampliada e aprofundada com base em nas próprias intuições teóricas da autora.
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