As transitividades da consciência estudantil em uma Faculdade de Direito: a experiência crítica do Grupo Paulo Freire na UFPR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/revistainsurgncia.v8i1.40700

Palavras-chave:

Paulo Freire, Educação Jurídica, Crítica

Resumo

Este ensaio tem por objetivo apresentar a experiência do Grupo Paulo Freire, criado na Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná, durante os anos 2000. A partir de fontes primárias – como mensagens eletrônicas, relatorias de debates, sistematização de documentos de intervenção estudantil e textos publicados – o relato busca recompor momentos-chave do grupo, relacionando-o a seu contexto, a sua composição e a seus intentos de atuação prática. Para além do relato, o artigo pretende também realizar uma avaliação, à luz de categorias freireanas, das contribuições que a experiência trouxe para se pensar a educação jurídica. A partir de noções como as de consciência transitiva, criticidade, dialogicidade e práxis, pode-se perceber os movimentos de um coletivo de estudantes universitários em um curso de direito rumo a uma educação problematizadora, mas também o potencial da obra de Paulo Freire para a seara jurídica.

Biografia do Autor

Ricardo Prestes Pazello, Universidade Federal do Paraná

Professor do Curso de Direito e do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Doutor em Direito das Relações Sociais pelo Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal do Paraná (PPGD/UFPR). Mestre em Filosofia e Teoria do Direito pelo Curso de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal de Santa Catarina (CPGD/UFSC). Bacharel em Direito pela UFPR. Colíder do Núcleo de Direito Cooperativo e Cidadania (NDCC/UFPR). Coordenador do GT de Direito e Marxismo do Instituto de Pesquisa, Direitos e Movimentos Sociais (IPDMS). Coordenador do projeto de extensão/comunicação popular Movimento de Assessoria Jurídica Universitária Popular - MAJUP Isabel da Silva, junto à UFPR. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9961-0583

Referências

CAHS. Caderno de pesquisa, extensão e atividades complementares. Curitiba: Centro Acadêmico Hugo Simas, n. III, 2007.

CHIAMULERA, Andressa. O acesso à justiça na perspectiva da ética da libertação: a atuação das assessorias jurídicas universitárias populares. Curitiba: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) da Universidade Federal do Paraná, 2007.

DIEHL, Diego Augusto. “Democracia e educação em direitos humanos: um debate sobre o PNDH-3 e o PNEDH à luz da pedagogia freiriana”. In: Revista dos estudantes de direito da Universidade de Brasília. Brasília: UnB, v. 1, p. 275-297, 2012.

ESTUDANTE A. [paulofreire] Grupo 2 - Semana do Calouro - Roteiro de atividades [mensagem pessoal] Recebida por em 27 fev. 2007. Acesso em 23 set. 2021.

ESTUDANTE A. [paulofreire] En: Semana do Calouro. [mensagem pessoal] Recebida por em 25 jan. 2007. Acesso em 23 set. 2021.

ESTUDANTE A. [paulofreire] REUNIÃO DO GRUPO PAULO FREIRE. [mensagem pessoal] Mensagem recebida por em 18 abr. 2007. Acesso em 23 set. 2021.

ESTUDANTE B. [paulofreire] “Fel a Orion, Pau no Frei”, rela Thor! [mensagem pessoal] Mensagem recebida por em 24 ago. 2006. Acesso em 23 set. 2021.

ESTUDANTE C. [paulofreire] Relatório da última reunião (01/06). [mensagem pessoal] Mensagem recebida por em 11 jun. 2006. Acesso em 23 set. 2021.

ESTUDANTE D. [paulofreire] Manifesto CONTRA o ajuste curricular [mensagem pessoal] Mensagem recebida por em 06 mai. 2006. Acesso em 23 set. 2021.

ESTUDANTE D. [paulofreire] Grupo 2 - Semana do Calouro – Roteiro de atividades [mensagem pessoal] Mensagem recebida por em 28 fev. 2007. Acesso em 23 set. 2021.

ESTUDANTE E. [paulofreire] reunião 14-06-2006. [mensagem pessoal] Mensagem recebida por em 28 jun. 2006. Acesso em 23 set. 2021.

FOLLY, Felipe Bley. “Direitos humanos e educação; educação em direitos humanos: o início de uma (im)possível e (sur)real proteção do ser humano”. In: Revista brasileira de direito internacional. Curitiba: SER/UFPR, ano II, n. 3, 1º semestre de 2006, p. 76-87.

FOLLY, Felipe Bley. Direitos humanos e educação: quando a pedagogia do outro subverte o direito do mesmo. Curitiba: Programa de Pós-Graduação (Mestrado) em Direito da Universidade Federal do Paraná, 2011.

FOLLY, Felipe Bley; ISAGUIRRE-TORRES, Katya Regina; PINHEIRO, Rosalice Fidalgo. “Para além do ensino jurídico (dogmático): a necessária interligação pesquisa-extensão na construção (crítica) do direito”. In: FACHIN, Luiz Edson; TEPEDINO, Gustavo (orgs.). Diálogos sobre direito civil. Rio de Janeiro: Renovar, 2011, v. III, p. 89-112.

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 10 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1980.

FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação? 8 ed. Tradução de Rosisca Darcy de Oliveira. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 39 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2004.

FURMANN, Ivan. Assessoria Jurídica Universitária Popular: da utopia à ação política. Curitiba: Trabalho de Conclusão de Curso (Direito) da Universidade Federal do Paraná, 2003.

GEDIEL, José Antônio Peres; MARTINS, André Saboia; BECKER, Laércio Alexandre. “Apoio jurídico popular: mediação de conflitos”. Em: MARTINEZ, Milena Maria Costa (org.). Exercitando a cidadania: um programa da UFPR em avaliação. Curitiba: UFPR, 1997, p. 40-61.

HUZIOKA, Liliam Litsuko. “Educação jurídica e conscientização: a práxis de Paulo Freire para a construção de um novo direito”. Em: Raízes jurídicas. Curitiba: UNICENP, vol. 4, n. 1, janeiro-junho de 2008, p. 505-530.

PAZELLO, Ricardo Prestes. “A educação popular freireana no processo cooperativo”. Em: Raízes jurídicas. Curitiba: UNICENP, vol. 3, n. 2, julho-dezembro de 2007, p. 503-523, 2007a.

PAZELLO, Ricardo Prestes. “Cooperativismo freireano: uma atividade de comunicação”. Em: BERGONSI, Sandra Suely Soares; LACERDA, Gustavo Biscaia de (orgs.). Cooperativismo, economia solidária e inclusão social: métodos e abordagens. Curitiba: PROEC/UFPR, 2007b, p. 103-118.

PAZELLO, Ricardo Prestes. “Crítica da universidade e universidade popular na América Latina: uma reflexão a partir da crítica jurídica”. In: OLIVEIRA, Assis da Costa; MOURA, Ana Paula Medeiros de; SANTOS, Julyanne Cristine B. de Macedo dos (orgs.). Do sonho ao acontecer: 10 anos de NAJUPAK. Belém: PROEX/UFPA, 2014, p. 30-45.

PAZELLO, Ricardo Prestes. “Educação jurídica popular: aportes marxistas”. Em: REBUÁ, Eduardo; SILVA, Pedro (orgs.). Educação e filosofia práxis: reflexões de início do século. Rio de Janeiro: Letra Capital, 2016, p. 161-180.

PAZELLO, Ricardo Prestes. “Jardim suspenso entre dois céus: um ensaio sobre o estado da arte da relação entre marxismo e direito no Brasil, hoje”. Em: Revista culturas jurídicas. Rio de Janeiro: UFF, vol. 8, Ahead of Print, 2021 (no prelo).

PAZELLO, Ricardo Prestes. “Paulo Freire e a questão nacional”. Em: Educação popular. Uberlândia-MG: UFU, v. 12, n. 2, julho-dezembro de 2013, p. 10-19.

PAZELLO, Ricardo Prestes. “Pedagógica: diálogo da libertação latino-americana a partir de Enrique Dussel e Paulo Freire”. Em: Revista da Faculdade de Direito da UFPR. Curitiba: SER/UFPR, n. 43, edição especial, 2005, p. 01-23.

PAZELLO, Ricardo Prestes; BITTENCOURT, Naiara Andreoli; KOBORA, Igor Augusto Lopes; PINTO, Felipe Balotin; SILVA, Ana Cláudia Milani e. “Educação jurídica estranhada: movimentos sociais, universidade popular e mobilidade jurídica”. Em: Panóptica. Vitória: FDV, v. 11, 2016, p. 546-570.

PAZELLO, Ricardo Prestes; CORREA, Murilo Duarte Costa; TISSERANT, Andhré-Luiz; FOLLY, Felipe Bley; PISIN, Marina; RODRIGUES, Alexandre; DIEHL, Diego Augusto; KHOURI, Silvia Negrão; OLIVEIRA, Katyany. “O manifesto da democracia ‘impossível’”. In: Folha acadêmica. Curitiba: CAHS - Centro Acadêmico Hugo Simas, n. 143, ano LXVIII, julho-agosto de 2005, p. 16.

PAZELLO, Ricardo Prestes; DIEHL, Diego Augusto; MOTTA, Felipe Heringer Roxo da; e HUZIOKA, Liliam Litsuko. “Ensino jurídico: da denúncia das velhas práticas ao anúncio de uma nova práxis”. In: Folha acadêmica: órgão de informação e expressão dos acadêmicos de direito da UFPR. Curitiba: CAHS, ano LXX, n. 146, maio de 2007, p. 1-8.

PAZELLO, Ricardo Prestes; MASO, Tchenna Fernandes. “O legado de Paulo Freire para a assessoria jurídica popular”. In: Revista de estudos do sul global. São Paulo: Instituto Tricontinental de Pesquisa Social do Brasil, v. 1, n. 2, 2021, p. 265-276.

PAZELLO, Ricardo Prestes; MOTTA, Felipe Heringer Roxo da; CHIAMULERA, Andressa; MACHADO, Ronaldo Tazoniero; APPEL, Tomaz Nasser. “Por uma práxis jurídica da libertação”. Apresentação de Trabalho: II Encontro de Direito e Cultura Latino-Americanos: Diversidade, Identidade e Emancipação. Curitiba: Universidade Federal do Paraná. 2006.

PAZELLO, Ricardo Prestes; WILCZAK, Elaine. “Educação popular e movimentos populares: possibilidade de uma gnosiologia liminar a partir de Paulo Freire”. Em: Ensayo y error: revista de educación y ciencias sociales. Caracas: Universidad Simon Rodríguez, año XVIII, n. 37, nueva etapa, 2009, p. 49-73, 2009.

Downloads

Publicado

31.01.2022

Como Citar

PEREIRA, Natalia Demes Bezerra Tavares; PAZELLO, Ricardo. As transitividades da consciência estudantil em uma Faculdade de Direito: a experiência crítica do Grupo Paulo Freire na UFPR. InSURgência: revista de direitos e movimentos sociais, Brasília, v. 8, n. 1, p. 169–198, 2022. DOI: 10.26512/revistainsurgncia.v8i1.40700. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/insurgencia/article/view/40700. Acesso em: 24 nov. 2024.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.