As transitividades da consciência estudantil em uma Faculdade de Direito: a experiência crítica do Grupo Paulo Freire na UFPR
DOI:
https://doi.org/10.26512/revistainsurgncia.v8i1.40700Palavras-chave:
Paulo Freire, Educação Jurídica, CríticaResumo
Este ensaio tem por objetivo apresentar a experiência do Grupo Paulo Freire, criado na Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná, durante os anos 2000. A partir de fontes primárias – como mensagens eletrônicas, relatorias de debates, sistematização de documentos de intervenção estudantil e textos publicados – o relato busca recompor momentos-chave do grupo, relacionando-o a seu contexto, a sua composição e a seus intentos de atuação prática. Para além do relato, o artigo pretende também realizar uma avaliação, à luz de categorias freireanas, das contribuições que a experiência trouxe para se pensar a educação jurídica. A partir de noções como as de consciência transitiva, criticidade, dialogicidade e práxis, pode-se perceber os movimentos de um coletivo de estudantes universitários em um curso de direito rumo a uma educação problematizadora, mas também o potencial da obra de Paulo Freire para a seara jurídica.
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