Desburocratizando o juridiquês: encruzilhadas da educação jurídica popular no enfrentamento ao racismo

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.26512/revistainsurgncia.v8i1.40671

Palabras clave:

Educação Popular, Assessoria Jurídica Popular, Direito e Movimentos Sociais

Resumen

O presente artigo aborda relações entre educação popular e enfrentamento ao racismo a partir de uma experiência de assessoria jurídica universitária popular. Problematizamos aqui algumas encruzilhadas da educação jurídica popular de base freireana, vivenciadas no acompanhamento do Fórum de Artistas Pretes da Paraíba por parte do Núcleo de Extensão Popular Flor de Mandacaru (UFPB). Do ponto de vista metodológico, empreendemos uma sistematização de experiência a partir de pesquisa-participante. O marco teórico da pesquisa transita no campo de estudos sobre as relações raciais e a crítica antirracista ao direito em diálogo com o aporte freireano que se expressa em alguns estudos sobre assessoria jurídica popular.

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Publicado

31.01.2022

Cómo citar

DOURADO MELO, Leonardo; DE OLIVEIRA MARTINS, Victor; ALVES DE OLIVEIRA BARBOSA , Renata; DE MELO MEDEIROS , Natália; CASQUEIRO DOS SANTOS, Antonio Pedro; VANDERLEI DE ALMEIDA, Ana Lia. Desburocratizando o juridiquês: encruzilhadas da educação jurídica popular no enfrentamento ao racismo. InSURgência: revista de direitos e movimentos sociais [InSURgência: revista de derechos y movimientos sociales], Brasília, v. 8, n. 1, p. 223–248, 2022. DOI: 10.26512/revistainsurgncia.v8i1.40671. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/insurgencia/article/view/40671. Acesso em: 25 nov. 2024.

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