A Assessoria Jurídica Universitária Popular como uma proposta contra-hegemônica à educação jurídica tradicional
DOI:
https://doi.org/10.26512/insurgncia.v2i2.19370Palavras-chave:
Ensino jurídico. Prática jurídica. Assessoria jurídica popular. Extensão universitária. Educação popular.Resumo
Neste trabalho buscou-se discutir a implementação da extensão nos cursos de Direito. Constata-se, porém, que a realização da extensão não tem sido usual, com exceção da prática jurídica, que, em verdade, é uma fase da aprendizagem forense obrigatória. Ademais, analisou-se de forma crítica a experiência do estágio curricular ou obrigatório, relacionando-a com a propalada crise da universidade. Questiona-se, por fim, se esse estágio, na sua atual conformação, cumpre os objetivos a que se propõe e sugerindo propostas de alternativas à educação jurídica hegemônica, como a assessoria jurídica universitária popular (AJUP) e a educação popular. Objetivou-se, também, com isso contribuir com a construção e a consolidação da assessoria jurídica popular enquanto marco teórico-metodológico.
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