Transitivities of student conscience in law school: Paulo Freire Group’s critical experience in UFPR

Authors

DOI:

https://doi.org/10.26512/revistainsurgncia.v8i1.40700

Keywords:

Paulo Freire, Educação Jurídica, Crítica

Abstract

The purpose of this essay is to present the experience of Paulo Freire Group, created in the “Universidade Federal do Parana” Law School, during the 2000s. Based on primary sources – such as e-mail messages, debates reports, systematized documents of student interventions and published texts – this paper intends to recompose some of the main moments of the group, relating it to its context, its composition and its intentions towards a practical performance. This article intends not only to report but also to evaluate the contributions that came with the experience of thinking about legal education through Freire´s categories. From notions like transitive conscience, criticality, dialogicity and praxis, it´s possible to notice movements of a university student collective in law school towards problematizing education, as much as Paulo Freire’s work´s potencial for the legal area.

Author Biography

Ricardo Pazello, Universidade Federal do Paraná

Professor do Curso de Direito e do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Doutor em Direito das Relações Sociais pelo Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal do Paraná (PPGD/UFPR). Mestre em Filosofia e Teoria do Direito pelo Curso de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal de Santa Catarina (CPGD/UFSC). Bacharel em Direito pela UFPR. Colíder do Núcleo de Direito Cooperativo e Cidadania (NDCC/UFPR). Coordenador do GT de Direito e Marxismo do Instituto de Pesquisa, Direitos e Movimentos Sociais (IPDMS). Coordenador do projeto de extensão/comunicação popular Movimento de Assessoria Jurídica Universitária Popular - MAJUP Isabel da Silva, junto à UFPR. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9961-0583

References

CAHS. Caderno de pesquisa, extensão e atividades complementares. Curitiba: Centro Acadêmico Hugo Simas, n. III, 2007.

CHIAMULERA, Andressa. O acesso à justiça na perspectiva da ética da libertação: a atuação das assessorias jurídicas universitárias populares. Curitiba: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) da Universidade Federal do Paraná, 2007.

DIEHL, Diego Augusto. “Democracia e educação em direitos humanos: um debate sobre o PNDH-3 e o PNEDH à luz da pedagogia freiriana”. In: Revista dos estudantes de direito da Universidade de Brasília. Brasília: UnB, v. 1, p. 275-297, 2012.

ESTUDANTE A. [paulofreire] Grupo 2 - Semana do Calouro - Roteiro de atividades [mensagem pessoal] Recebida por em 27 fev. 2007. Acesso em 23 set. 2021.

ESTUDANTE A. [paulofreire] En: Semana do Calouro. [mensagem pessoal] Recebida por em 25 jan. 2007. Acesso em 23 set. 2021.

ESTUDANTE A. [paulofreire] REUNIÃO DO GRUPO PAULO FREIRE. [mensagem pessoal] Mensagem recebida por em 18 abr. 2007. Acesso em 23 set. 2021.

ESTUDANTE B. [paulofreire] “Fel a Orion, Pau no Frei”, rela Thor! [mensagem pessoal] Mensagem recebida por em 24 ago. 2006. Acesso em 23 set. 2021.

ESTUDANTE C. [paulofreire] Relatório da última reunião (01/06). [mensagem pessoal] Mensagem recebida por em 11 jun. 2006. Acesso em 23 set. 2021.

ESTUDANTE D. [paulofreire] Manifesto CONTRA o ajuste curricular [mensagem pessoal] Mensagem recebida por em 06 mai. 2006. Acesso em 23 set. 2021.

ESTUDANTE D. [paulofreire] Grupo 2 - Semana do Calouro – Roteiro de atividades [mensagem pessoal] Mensagem recebida por em 28 fev. 2007. Acesso em 23 set. 2021.

ESTUDANTE E. [paulofreire] reunião 14-06-2006. [mensagem pessoal] Mensagem recebida por em 28 jun. 2006. Acesso em 23 set. 2021.

FOLLY, Felipe Bley. “Direitos humanos e educação; educação em direitos humanos: o início de uma (im)possível e (sur)real proteção do ser humano”. In: Revista brasileira de direito internacional. Curitiba: SER/UFPR, ano II, n. 3, 1º semestre de 2006, p. 76-87.

FOLLY, Felipe Bley. Direitos humanos e educação: quando a pedagogia do outro subverte o direito do mesmo. Curitiba: Programa de Pós-Graduação (Mestrado) em Direito da Universidade Federal do Paraná, 2011.

FOLLY, Felipe Bley; ISAGUIRRE-TORRES, Katya Regina; PINHEIRO, Rosalice Fidalgo. “Para além do ensino jurídico (dogmático): a necessária interligação pesquisa-extensão na construção (crítica) do direito”. In: FACHIN, Luiz Edson; TEPEDINO, Gustavo (orgs.). Diálogos sobre direito civil. Rio de Janeiro: Renovar, 2011, v. III, p. 89-112.

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 10 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1980.

FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação? 8 ed. Tradução de Rosisca Darcy de Oliveira. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 39 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2004.

FURMANN, Ivan. Assessoria Jurídica Universitária Popular: da utopia à ação política. Curitiba: Trabalho de Conclusão de Curso (Direito) da Universidade Federal do Paraná, 2003.

GEDIEL, José Antônio Peres; MARTINS, André Saboia; BECKER, Laércio Alexandre. “Apoio jurídico popular: mediação de conflitos”. Em: MARTINEZ, Milena Maria Costa (org.). Exercitando a cidadania: um programa da UFPR em avaliação. Curitiba: UFPR, 1997, p. 40-61.

HUZIOKA, Liliam Litsuko. “Educação jurídica e conscientização: a práxis de Paulo Freire para a construção de um novo direito”. Em: Raízes jurídicas. Curitiba: UNICENP, vol. 4, n. 1, janeiro-junho de 2008, p. 505-530.

PAZELLO, Ricardo Prestes. “A educação popular freireana no processo cooperativo”. Em: Raízes jurídicas. Curitiba: UNICENP, vol. 3, n. 2, julho-dezembro de 2007, p. 503-523, 2007a.

PAZELLO, Ricardo Prestes. “Cooperativismo freireano: uma atividade de comunicação”. Em: BERGONSI, Sandra Suely Soares; LACERDA, Gustavo Biscaia de (orgs.). Cooperativismo, economia solidária e inclusão social: métodos e abordagens. Curitiba: PROEC/UFPR, 2007b, p. 103-118.

PAZELLO, Ricardo Prestes. “Crítica da universidade e universidade popular na América Latina: uma reflexão a partir da crítica jurídica”. In: OLIVEIRA, Assis da Costa; MOURA, Ana Paula Medeiros de; SANTOS, Julyanne Cristine B. de Macedo dos (orgs.). Do sonho ao acontecer: 10 anos de NAJUPAK. Belém: PROEX/UFPA, 2014, p. 30-45.

PAZELLO, Ricardo Prestes. “Educação jurídica popular: aportes marxistas”. Em: REBUÁ, Eduardo; SILVA, Pedro (orgs.). Educação e filosofia práxis: reflexões de início do século. Rio de Janeiro: Letra Capital, 2016, p. 161-180.

PAZELLO, Ricardo Prestes. “Jardim suspenso entre dois céus: um ensaio sobre o estado da arte da relação entre marxismo e direito no Brasil, hoje”. Em: Revista culturas jurídicas. Rio de Janeiro: UFF, vol. 8, Ahead of Print, 2021 (no prelo).

PAZELLO, Ricardo Prestes. “Paulo Freire e a questão nacional”. Em: Educação popular. Uberlândia-MG: UFU, v. 12, n. 2, julho-dezembro de 2013, p. 10-19.

PAZELLO, Ricardo Prestes. “Pedagógica: diálogo da libertação latino-americana a partir de Enrique Dussel e Paulo Freire”. Em: Revista da Faculdade de Direito da UFPR. Curitiba: SER/UFPR, n. 43, edição especial, 2005, p. 01-23.

PAZELLO, Ricardo Prestes; BITTENCOURT, Naiara Andreoli; KOBORA, Igor Augusto Lopes; PINTO, Felipe Balotin; SILVA, Ana Cláudia Milani e. “Educação jurídica estranhada: movimentos sociais, universidade popular e mobilidade jurídica”. Em: Panóptica. Vitória: FDV, v. 11, 2016, p. 546-570.

PAZELLO, Ricardo Prestes; CORREA, Murilo Duarte Costa; TISSERANT, Andhré-Luiz; FOLLY, Felipe Bley; PISIN, Marina; RODRIGUES, Alexandre; DIEHL, Diego Augusto; KHOURI, Silvia Negrão; OLIVEIRA, Katyany. “O manifesto da democracia ‘impossível’”. In: Folha acadêmica. Curitiba: CAHS - Centro Acadêmico Hugo Simas, n. 143, ano LXVIII, julho-agosto de 2005, p. 16.

PAZELLO, Ricardo Prestes; DIEHL, Diego Augusto; MOTTA, Felipe Heringer Roxo da; e HUZIOKA, Liliam Litsuko. “Ensino jurídico: da denúncia das velhas práticas ao anúncio de uma nova práxis”. In: Folha acadêmica: órgão de informação e expressão dos acadêmicos de direito da UFPR. Curitiba: CAHS, ano LXX, n. 146, maio de 2007, p. 1-8.

PAZELLO, Ricardo Prestes; MASO, Tchenna Fernandes. “O legado de Paulo Freire para a assessoria jurídica popular”. In: Revista de estudos do sul global. São Paulo: Instituto Tricontinental de Pesquisa Social do Brasil, v. 1, n. 2, 2021, p. 265-276.

PAZELLO, Ricardo Prestes; MOTTA, Felipe Heringer Roxo da; CHIAMULERA, Andressa; MACHADO, Ronaldo Tazoniero; APPEL, Tomaz Nasser. “Por uma práxis jurídica da libertação”. Apresentação de Trabalho: II Encontro de Direito e Cultura Latino-Americanos: Diversidade, Identidade e Emancipação. Curitiba: Universidade Federal do Paraná. 2006.

PAZELLO, Ricardo Prestes; WILCZAK, Elaine. “Educação popular e movimentos populares: possibilidade de uma gnosiologia liminar a partir de Paulo Freire”. Em: Ensayo y error: revista de educación y ciencias sociales. Caracas: Universidad Simon Rodríguez, año XVIII, n. 37, nueva etapa, 2009, p. 49-73, 2009.

Published

31.01.2022

How to Cite

PEREIRA, Natalia Demes Bezerra Tavares; PAZELLO, Ricardo. Transitivities of student conscience in law school: Paulo Freire Group’s critical experience in UFPR. InSURgência: revista de direitos e movimentos sociais [InSURgence: rights and social movements journal], Brasília, v. 8, n. 1, p. 169–198, 2022. DOI: 10.26512/revistainsurgncia.v8i1.40700. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/insurgencia/article/view/40700. Acesso em: 21 nov. 2024.

Similar Articles

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.