Quilombo da Gamboa: a luta por moradia na cidade do Rio de Janeiro
DOI:
https://doi.org/10.26512/revistainsurgncia.v11i1.57357Palavras-chave:
Quilombo da Gamboa, Luta por moradia , Rio de JaneiroResumo
O Projeto de Habitação Popular Quilombo da Gamboa fica localizado na Pequena Grande África, na região portuária da cidade do Rio de Janeiro. O Quilombo da Gamboa nasceu da luta dos movimentos sociais por moradia popular, especialmente da Central dos Movimentos Populares (CMP) e da União por Moradia Popular (UMP). Essa luta conquistou a destinação de seis imóveis da União para a construção de moradia popular para mais de 100 famílias no âmbito do Programa Minha Casa Minha Vida Entidades. Atualmente, 17 famílias vivem nas casas provisórias construídas em parcerias com a ONG Teto, enquanto avança o projeto do MCMV Entidades, coordenado pela CMP. No Quilombo da Gamboa funciona ainda uma cozinha solidária e uma horta comunitária. São realizadas atividades políticas e culturais em apoio a ocupações do entorno. As fotos são de Bernardo Riley, conhecido como Bê Riley (@drivedoberiley), estudante de direito da Faculdade Nacional de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e fotografo. As fotos foram feitas no Quilombo da Gamboa durante a roda de conversa sobre “o Papel das Comissões de Soluções Fundiárias na luta por moradia” realizada pelo Núcleo de Assessoria Jurídica Universitária Popular (NAJUP) Luiza Mahin no dia 30 de setembro de 2024. Curadoria de Mariana Trotta Dallalana Quintans.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 InSURgência: revista de direitos e movimentos sociais

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Esta publicação está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. / Esta publicación es licenciada bajo una Licencia Creative Commons 4.0, Atribución-Sin Derivaciones / This publication is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.