Maria Sueli Rodrigues de Sousa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/revistainsurgncia.v10i1.52207

Palavras-chave:

Descentramento cognitivo, Socioambientalismo, Constitucionalismo

Resumo

O verbete apresenta de forma imbricada trajetória pessoal, acadêmica e política da intelectual Maria Sueli Rodrigues de Sousa. Adota-se como linha narrativa o seu fazer acadêmico, destacando-se quatro características (compromisso, propositividade, amorosidade e coletividade) e três chaves de leituras das suas proposições teóricas (descentramento cognitivo, socioambientalismo e constitucionalismo). Sueli Rodrigues colaborou intensamente para a consolidação dos estudos jurídicos críticos raciais brasileiros e constituiu uma rede fluida de sujeitos(as) afetados(as) pelo seu pensamento.

Biografia do Autor

Eduardo Wallan Batista Moura, Universidade de Brasília, Brasília, Distrito Federal, Brasil

Doutorando e Mestre em Direito pelo Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade de Brasília. Membro do Grupo de pesquisa e extensão em Direitos Humanos e Cidadania-DiHuCi (UFPI).

Iago Masciel Vanderlei, Universidade de Brasília, Brasília, Distrito Federal, Brasil

Mestre em Direito pelo Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade de Brasília. Membro do Grupo de pesquisa e extensão em Direitos Humanos e Cidadania-DiHuCi (UFPI).

Lara Melinne Matos Cardoso, Universidade de Brasília, Brasília, Distrito Federal, Brasil

Doutoranda em Direito pelo Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade de Brasília. Mestre em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Piauí. Membro do Grupo de pesquisa e extensão em Direitos Humanos e Cidadania-DiHuCi (UFPI).

Zilda Leticia Correia Silva, Universidade de Brasília, Brasília, Distrito Federal, Brasil

Mestranda em Direito pelo Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade de Brasília. Membro do Grupo de pesquisa e extensão em Direitos Humanos e Cidadania-DiHuCi (UFPI).

Referências

DIEGUES, Antônio Carlos Sant'Ana. Mito moderno da natureza intocada. São Paulo: HUCITEC, 2008.

DWORKIN, R. Império do Direito. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

HABERMAS, Jürgen. Direito e democracia: entre facticidade e validade. 2. ed. Trad. Flávio Beno S. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2003. v. 1.

HALBWACHS, M. A Memória Coletiva. Tradução de Laurent León Schaffter. São Paulo: Vértice/Revista dos Tribunais, 1990.

RIBEIRO, Gustavo Lins. Ambientalismo e desenvolvimento sustentado: ideologia e utopia no final do século XX. Ciência da informação, 1992.

SOUSA, Maria Sueli Rodrigues de. “Toda Vida Produz Conhecimento”: entrevista com Maria Sueli Rodrigues de Sousa. Direito Público, [S. l.], v. 19, n. 101, 2022. DOI: 10.11117/rdp.v19i101.6424.

SOUSA, Maria Sueli Rodrigues de. Vivências constituintes: sujeitos desconstitucionalizados. Teresina: Avant Garde, 2021.

SOUSA, Maria Sueli Rodrigues de. Constitucionalismo e colonialidade: novo constitucionalismo latino-americano e o direito da palavra da tradição africana como resistência na modernidade. Espaço Ameríndio, Porto Alegre, v. 14, n. 2, p. 411-445, jul./dez. 2020a.

SOUSA, Maria Sueli Rodrigues de. Desenvolvimento e direitos fundamentais no projeto eurocêntrico: o desafio do descentramento cognitivo da colonialidade racializada. Ciências Sociais Unisinos, São Leopoldo, v. 56, n. 1, p. 58-68, 2020b. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=93868385006.

SOUSA, Maria Sueli Rodrigues de. Constitucionalismo, desigualdade e igualdade de pertencimento: a escravizada Esperança Garcia e a permanência da desigualdade de pertencimento constitucional em forma de racismo. In: OLIVEIRA, M. et al (org.). 1988-2018: o que constituímos? Homenagem a Menelick de Carvalho Netto nos 30 anos da Constituição de 1988. Belo Horizonte: Conhecimento, 2019.

SOUSA, Maria Sueli Rodrigues de. A Vida não é uma Estrada em Linha Reta. Revestrés, Teresina, n. 36, 2018. Disponível em: https://revistarevestres.com.br/entrevista/vida-nao-e uma- estrada-em-linha-reta/.

SOUSA, Maria Sueli Rodrigues de et al. (Org). Dossiê Esperança Garcia: símbolo de resistência na luta pelo direito. Teresina: EDUFPI, 2017.

SOUSA, Maria Sueli Rodrigues de. O Povo do Zabelê e o Parque Nacional da Serra da Capivara no Estado do Piauí: tensões, desafios e riscos da gestão principiológica da complexidade constitucional. Brasília: Programa de Pós-Graduação (Doutorado) em Direito da Universidade de Brasília, 2009.

SOUSA, Maria Sueli Rodrigues de. Imaginário Social de Semi-árido e o Processo de Construção de Saberes Ambientais: o caso do município de Coronel José Dias - Piauí. Teresina: Programa Regional de Pós-Graduação (Mestrado) em Desenvolvimento e Meio Ambiente da Universidade Federal do Piauí, 2005.

Downloads

Publicado

31.01.2024

Como Citar

BATISTA MOURA, Eduardo Wallan; MASCIEL VANDERLEI, Iago; MATOS CARDOSO, Lara Melinne; CORREIA SILVA, Zilda Leticia. Maria Sueli Rodrigues de Sousa. InSURgência: revista de direitos e movimentos sociais, Brasília, v. 10, n. 1, p. 753–765, 2024. DOI: 10.26512/revistainsurgncia.v10i1.52207. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/insurgencia/article/view/52207. Acesso em: 27 abr. 2024.

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.