O DIREITO À EDUCAÇÃO E AS POSSIBILIDADES DE RESSIGNIFICAÇÃO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA COM PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA

Autores

  • Edmarcius Carvalho Novaes Universidade Vale do Rio Doce - UNIVALE
  • Sandra Aparecida Barbosa Souza Instituto Mineiro de Ensino Superior
  • Wanderson Pereira Universidade Vale do Rio Doce

DOI:

https://doi.org/10.26512/insurgencia.v5i2.29081

Palavras-chave:

Paulo Freire, Direito à educação, Pessoa em situação de rua

Resumo

O presente artigo tem por objetivo compreender como a educação se constitui em um direito que contribui nos processos de ressignificação de vida da população em situação de rua. Assim, analisa a relação entre a execução de políticas de atendimento à esse grupo e as propostas pedagógicas da Educação Popular de Rua, na realidade da cidade mineira de Governador Valadares. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com a realização de revisão bibliográfica e documental, e relato de experiência sobre intervenção socioeducativa a partir das contribuições de Paulo Freire. Resulta-se na comprovação de uma organização nacional da política de atendimento ao referido público, que tem sido implantadas de forma sistêmica considerando as demandas específicas de cada localidade, mas que no entanto carente de profissionais capacitados para uma melhor atuação. Conclui-se que a educação é um direito que deve dialogar com as demais políticas públicas destinadas à população de rua, numa perspectiva que fomente a construção de novas identidades e de pertencimento à sociedade.

Biografia do Autor

Sandra Aparecida Barbosa Souza, Instituto Mineiro de Ensino Superior

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Vale do Rio Doce (2017), pós-graduada em Gestão Educacional, Psicopedagogia Clínica e Institucional, Educação Inclusiva e Especial e Alfabetização, Letramento e Educação Infantil pelo Instituto Mineiro de Ensino Superior (2018). Professora Regente de Turma na Creche Manuela Domingas de Castro, em Governador Valadares. 

Wanderson Pereira, Universidade Vale do Rio Doce

Graduado em Pedagogia pela Universidade Vale do Rio Doce - UNIVALE (2017).

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Publicado

07.02.2020

Como Citar

NOVAES, Edmarcius Carvalho; BARBOSA SOUZA, Sandra Aparecida; PEREIRA, Wanderson. O DIREITO À EDUCAÇÃO E AS POSSIBILIDADES DE RESSIGNIFICAÇÃO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA COM PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA. InSURgência: revista de direitos e movimentos sociais, Brasília, v. 5, n. 2, p. 190–214, 2020. DOI: 10.26512/insurgencia.v5i2.29081. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/insurgencia/article/view/29081. Acesso em: 19 abr. 2024.

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