Problemas nas colocações entre adjetivos e substantivos: um estudo de frequência de ocorrência
Palavras-chave:
corpus, colocações, frequênciaResumo
É inegável que com o desenvolvimento da informática, estudos na área de linguística através da utilização de um corpus desenvolveram-se muito rapidamente. Através de uma linguagem autêntica, fornecendo dados reais do discurso falado e escrito, um grande número de corpus tem sido aplicado em pesquisas relacionadas ao uso da linguagem. O estudo de colocações em inglês é bastante explorado. Colocações entre adjetivos e substantivos são apresentadas pelo livro didático em língua inglesa 'Headway' no nível avançado. Minha experiência de ensino com colocações utilizando o referido livro levou-me a questionar se o critério utilizado para apresentar essas colocações tinha sido o da frequência de ocorrência em fala autêntica ou a intuição do autor. Este estudo descreve uma investigação em que a versão completa do corpus 'Collins CobuildDirect' da universidade de Birmingham foi utilizada. O objetivo foi investigar a frequência de ocorrência das colocações apresentadas no 'Headway'. Os resultados revelam que a intuição do autor, ao invés de dados empíricos, foi o critério utilizado. Colocações entre adjetivos e substantivos que têm uma frequência de ocorrência mais significativa, segundo os dados do Cobuild, são sugeridas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Horizontes de Linguistica Aplicada
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A Revista Horizontes de Linguística Aplicada de http://seer.bce.unb.br/index.php/horizontesla/index é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Unported.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.