Letramento político em livros didáticos: por um ensino democrático
DOI :
https://doi.org/10.26512/rhla.v19i1.24888Mots-clés :
Letramento político, Livro didático, ensinoRésumé
O artigo trata da temática do letramento político em duas coleções de livros didáticos do ensino médio, respectivamente dos anos 2013 e 2016. Os objetivos são: a) analisar, comparativamente, a proporção com que o letramento político aparece em atividades de produção textual de duas coleções de livros didáticos de Língua Portuguesa do ensino médio; b) verificar a quantidade proporcional de gêneros textuais que se propõem ao ensino efetivo do letramento político; e c) discutir sobre os dados encontrados em ambas as coleções. Para falarmos sobre letramento político, utilizamos Cosson (2008; 2010; 2011), e para falarmos sobre a política do livro didático e suas contribuições para o estudo dos letramentos, Batista (2003) e Rojo (2010). Os resultados mostraram que os livros didáticos contribuem para as práticas de leitura e escrita, contudo não verificamos nas atividades de produção textual das edições um direcionamento para o ensino da democracia ou de temáticas que se voltassem para uma formação cidadã. Portanto, concluímos que a abordagem das temáticas e das atividades de produção textual propostas, em sua maioria, não se relaciona com conhecimentos diretamente ligados aos conteúdos sobre leis, organização do poder e de suas instituições, logo não contribuem de modo efetivo para o ensino do letramento político.
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