O texto literário no ensino-aprendizagem de língua inglesa: os documentos oficiais e a perspectiva cultural

Autores/as

  • Ana Graça Canan Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • João Gomes da Silva Neto Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Palabras clave:

Texto literário, cultura, língua inglesa, ensino-aprendizagem

Resumen

Este artigo dedica-se a analisar três documentos que regem o ensino no Brasil: a LDB/EM (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio), os PCNEM (Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio) e os PCN+, no sentido de suscitarmos uma reflexão sobre a abordagem da língua inglesa, ali proposta, mais especificamente no que diz respeito ao papel do texto literário no processo de ensino-aprendizagem. Ao perseguir o arrazoado condutor dos pressupostos didático-pedagógicos desses documentos, nosso raciocínio acompanha o fato de que, embora enfatizem a importância de se abordarem aspectos culturais da língua inglesa, isso não se apresenta suficientemente explícito quanto às potencialidades culturais da literatura, nesse processo. Apoiamo-nos em Kramsch (2001, 2003), para sugerir que o texto literário, como suporte de comunicação através do qual e no qual a cultura é transmitida e entendida, seja largamente explorado aula de inglês língua estrangeira.

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Publicado

2007-06-01

Cómo citar

Canan, A. G., & Silva Neto, J. G. da. (2007). O texto literário no ensino-aprendizagem de língua inglesa: os documentos oficiais e a perspectiva cultural. Revista Horizontes De Linguistica Aplicada, 6(1). Recuperado a partir de https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/27451