Conflitos macroculturais e a sala de aula de língua inglesa

Authors

  • Helen Betane Ferreira Universidade Federal de Goiás
  • Dilys Karen Rees Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.26512/rhla.v14i2.1402

Keywords:

Interculturalidade;, Macrocultura;, Microculturas;, Etnografia;, Inglês;, Escola pública

Abstract

Resumo

O presente artigo visa analisar o diálogo intercultural que ocorre em uma sala de aula de língua inglesa de uma escola pública da Rede Municipal de Ensino de Goiânia, capital do Estado de Goiás. Por se tratar de um estudo de cunho etnográfico, foram utilizadas as seguintes técnicas de geração de dados: a observação-participante, anotações de campo e gravações em vídeo. A partir desses instrumentos, procuramos, por meio da análise dos domínios culturais sugerida por Spradley (1980), interpretar os sentidos e os valores que os participantes atribuem às suas ações e às ações dos outros, como questionam seus papéis sociais e interpretam valores macroculturais de acordo com a sua própria microcultura. A análise dos dados demonstrou que o diálogo intercultural entre professora e alunos ocorre via embates. Também foi possível identificar os diferentes significados culturais que a sala de aula tem para a professora e para os alunos.

Palavras-chave: interculturalidade ”“ macro e microculturas ”“ etnografia ”“ inglês- escola pública

 

Abstract

This article discusses the intercultural dialogue between an English teacher and her students from a public school in Goiânia. It is a qualitative study based on ethnography in which the following instruments of generating data were used: participant observation, field notes and video recording. All the data are discussed following the ethnographic research directions and the domain analyses theory suggested by Spradley (1980).  Through the cultural domains, it was possible to identify how the participants interpret theirs and others’ actions, how they question their social roles and interpret some macrocultural values according to their own microculture. The data analyses demonstrated how  the intercultural dialogue between the teacher and her students is conflicted. In addition, it was possible to identify the different cultural meanings teacher and students give to the classroom.

Keywords: intercultural dialogue ”“ macro and microcultures - ethnography ”“ English ”“ public school

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Author Biographies

Helen Betane Ferreira, Universidade Federal de Goiás

Doutoranda em Letras e Linguística pelo Programa de Pós-graduação da Faculdade de Letras - Universidade Federal de Goiás. Professora de Língua Inglesa da Rede Municipal de Ensino de Goiânia

Dilys Karen Rees, Universidade Federal de Goiás

Professora do Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da Faculdade de Letras - Universidade Federal de Goiás

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Published

2016-04-01

How to Cite

Ferreira, H. B., & Rees, D. K. (2016). Conflitos macroculturais e a sala de aula de língua inglesa. Revista Horizontes De Linguistica Aplicada, 14(2). https://doi.org/10.26512/rhla.v14i2.1402

Issue

Section

Artigos