A Ditadura Civil Militar e o ensino de História

o jogo Arquivo 7.0

Autores/as

  • Laura Bossle Caríssimi Professora de História da Prefeitura Municipal de Farroupilha
  • Roberto Radunz UCS - Universidade de Caxias do Sul

DOI:

https://doi.org/10.26512/hh.v7i13.19292

Palabras clave:

Jogos, Ensino de História, Acervos, Fontes

Resumen

Temas sensíveis no ensino de História exigem dos professores uma preparação especial, no sentido de envolverem os alunos na construção do conhecimento. O tema em questão neste artigo sofre daquilo que os teóricos do Tempo Presente chamam de pressão dos contemporâneos, ou seja, a existência de testemunhas que podem contraditar as concepções históricas. Em razão dos problemas envolvendo o tema da ditadura civil-militar, esta proposta utiliza o jogo de tabuleiro Arquivo 7.0 para analisar a conjuntura. O jogo está ambientado no período e tem como protagonistas desaparecidos políticos em circunstâncias distintas. O desafio lúdico foi validado numa turma do ensino fundamental em Caxias do Sul (RS), onde os alunos seguiram uma proposta de sequência didática. O artigo apresenta os resultados dessa experiência.

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Publicado

2019-04-07

Cómo citar

Caríssimi, L. B., & Radunz, R. (2019). A Ditadura Civil Militar e o ensino de História: o jogo Arquivo 7.0. história, histórias, 7(13), 24–41. https://doi.org/10.26512/hh.v7i13.19292

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