A fronteira no mundo atlântico:

abordagens sobre o rio da Prata colonial

Autores

  • Hevelly Acruche Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.26512/hh.v2i3.10798

Palavras-chave:

índios, fronteira, escravidão, liberdade

Resumo

O artigo pretende discutir o conceito de fronteira na América colonial na segunda metade do século XVIII. Nesse período, a delimitação dos espaços de soberania das metrópoles servia para solucionar problemas como o trânsito de gentes pela fronteira. Essas delimitações viriam a ser regulamentadas pelos Tratados de Madri e Santo Ildefonso, cuja aplicação teórica e nas vias práticas demonstram as nuances do viver em fronteira enquanto esta se apresentava como um espaço de experiências e expectativas. Com isso, pensamos a multiplicidade de abordagens e interpretações a partir da relação deste espaço com personagens que viviam nesse cenário, no caso as autoridades a serviço de Portugal e Espanha e os povos indígenas viventes nessas paragens.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hevelly Acruche, Universidade Federal Fluminense

Professora de História no Colégio Pedro II. Doutoranda em História pela Universidade Federal Fluminense. 

Doutoranda pelo Programa de Pós Graduação em História Social pela Universidade Federal Fluminense (UFF). O projeto de pesquisa conta com uma bolsa de estudos concedida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Downloads

Publicado

2014-10-20

Como Citar

Acruche, H. (2014). A fronteira no mundo atlântico:: abordagens sobre o rio da Prata colonial. História, histórias, 2(3), 125. https://doi.org/10.26512/hh.v2i3.10798

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.