Resistência escrava em um contexto de pequenas posses:
fuga e propriedade escrava na Comarca do Rio das Mortes em Minas Gerais, c.1830
DOI:
https://doi.org/10.26512/hh.v4i8.10943Palavras-chave:
Escravidão, Fuga de escravos, Pequenas escravariasResumo
O artigo aborda a questão das fugas de escravos na perspectiva dos senhores que publicaram anúncios no periódico mineiro Astro de Minas entre 1827-1839. Busca-se conhecer quem eram os senhores que enfrentaram a fuga de seus escravos e quais as características de suas posses. Além dos anúncios de fuga, lança-se mão de um conjunto variado de documentos, como listas e mapas de moradores, inventários e processos-crime. Percebe-se que todos os senhores estavam sujeitos à fuga, mesmo os donos de pequenas escravarias, fato que sugere que a evasão do cativeiro relacionava-se a tensões no exercício senhorial de mando, mais do que com condições materiais previamente postas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.