Representação dos negros nos livros didáticos de História do Espírito Santo (1964-1997)

Autores

  • Leonardo Nascimento Bourguignon Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

DOI:

https://doi.org/10.26512/hh.v5i9.10985

Palavras-chave:

Negros, Representações, Livros didáticos, História regional, Espírito Santo

Resumo

Neste artigo analisaremos o papel do livro didático enquanto instrumento de propagação e consolidação de representações, mais especificamente das representações acerca do negro nos livros de história regional. Com esse propósito, após apresentarmos a permanência de uma tendência preconceituosa e estereotipada nos livros didáticos brasileiros nos séculos XIX e XX, optamos por verificar se essas mesmas tendências foram reiteradas nos livros escolares de história do Espírito Santo publicados no período de 1964 até 1997. Com o desenvolvimento da pesquisa, constatamos que, apesar da permanência de uma escrita eurocêntrica, os livros produzidos por autores capixabas apresentaram, em diversos momentos, o negro como agente ativo na história local, mesmo antes da existência de uma legislação que assim os exigisse, e a frente inclusive de uma tendência nacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonardo Nascimento Bourguignon, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Gestor escolar, professor da Educação Básica, Doutorando em História UFES

Publicado

2017-09-13

Como Citar

Bourguignon, L. N. (2017). Representação dos negros nos livros didáticos de História do Espírito Santo (1964-1997). História, histórias, 5(9), 86–103. https://doi.org/10.26512/hh.v5i9.10985

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.