As religiões da Costa da Guiné na ótica do comerciante Holandês Willem Bosman (1688-1702)
DOI:
https://doi.org/10.26512/rhh.v12i24.53336Parole chiave:
Willem Bosman, religiões da costa da Guiné, décadas finais do século XVIIAbstract
Este texto consiste na tradução comentada da Carta X, intitulada “Descrevendo as várias religiões dos negros”, do livro A new and accurate description of the coast of Guinea, divided into the Gold, the Slave, and the Ivory coasts, do comerciante holandês Willem Bosman – publicado, primeiramente, em holandês no ano de 1702 e traduzido para o inglês em 1705. Traduzimos o texto de Bosman a partir da versão inglesa e concluímos que o comerciante holandês, apesar do seu acentuado etnocentrismo, realizou descrições etnograficamente relevantes para o estudo das religiões africanas, tal como praticadas na costa da Guiné durante as duas últimas décadas do século XVII.
Downloads
Riferimenti bibliografici
BOSMAN, Willem. A new and accurate description of the coast of Guinea, divided into the Gold, the Slave, and the Ivory coasts. London: Printed for Sir Alfred Jones by Ballantyne, 1907.
FAGE, John D. A evolução da historiografia da África. In: KI-ZERBO, Joseph. História Geral da África I: Metodologia e pré-história da África. Brasília: UNESCO, 2010, p. 1-22.
MACGAFFEY, Wyatt. Fetishism Revisited: Kongo Nkinsi in Sociological Perspective. Africa 47, 1977, p. 172-184.
MACGAFFEY, Wyatt. Religion and Society in Central Africa. Chicago: The University of Chicago Press, 1986.
PARÉS, Luis Nicolau. O rei, o pai e a morte: a religião vodum na antiga Costa dos Escravos na África Ocidental. São Paulo: Companhia das Letras, 2016.
PEREIRA, Pacheco. Esmeraldo de Situ Orbis. Bissau: Centro de Estudos da Guiné Portuguesa, 1956.
SILVA, Alberto da Costa e. A manilha e o libambo: a África e a escravidão, de 1500 a 1700. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2011.
WILKS, Ivor. Bosman New and Costly. The Journal of African History, 9 (1): 164-166, 1968.
WILLETT, Frank. Arte africana. São Paulo: Edições Sesc São Paulo; Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2017.
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2024 Storia, storie
Questo lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale - Non opere derivate 4.0 Internazionale.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.