Editorial

Autores

  • Susane Rodrigues de Oliveira UnB

DOI:

https://doi.org/10.26512/hh.v4i8.10940

Palavras-chave:

Editorial

Resumo

Editorial

A edição de número 8 da Revista história, histórias apresenta o dossiê “Da escravidão ao pós-abolição no Brasil: novas pesquisas, questões e debates”, organizado pelo professor doutor Petrônio Domingues (Universidade Federal de Sergipe) e pela professora doutora Fabiana Schleumer (Universidade Federal de São Paulo). Reunindo um total de 12 artigos, esse dossiê nos traz uma série de estudos e pesquisas que abordam questões diversas relacionadas aos períodos da escravidão e do pós-abolição no Brasil. Tais artigos podem contribuir, especialmente, aos debates atuais sobre os problemas do racismo e da desigualdade racial que ainda persistem no Brasil, denotando também o potencial dos estudos históricos no enfrentamento desses problemas.

A seção de artigos livres é composta por dois artigos. O primeiro, de autoria do professor doutor Luis Fernando Tosta Barbato do Instituto Federal do Triângulo Mineiro, analisa nas Revistas do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro do século XIX as relações entre o clima tropical, a preguiça e a lascívia, na construção da identidade nacional. O segundo artigo, de Lucas Mateus Stringuetti, mestrando em História Política na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho de Assis, dedica-se à análise comparativa de obras biográficas escritas sobre o Brigadeiro Eduardo Gomes (1896-1981).

Ainda sobre o tema da escravidão, na seção de resenhas, Fabiana Schleumer trata do livro Cross-cultural exchange in the Atlantic World: Angola and Brazil during the Era of the Slave Trade (2012), do historiador Roquinaldo Amaral Ferreira. Fechando esta edição, Soraya Maite Yie Garzón nos traz uma resenha do livro Microhistorias de la transgresión (2015), dos historiadores colombianos Max Hering Torres e Nelson Rojas.

Agradeço aos membros dos Conselhos Editorial e Consultivo e aos pareceristas Ad Hoc que colaboraram no período de 09/2013 a 12/2016. Enfim, agradeço, especialmente, aos coordenadores do Programa de Pós-Graduação em História da UnB pela confiança em minha atuação como editora chefe dessa revista. Um grande passo inicial foi dado durante a minha gestão que agora se encerra. Que a próxima equipe editorial continue mantendo com entusiasmo e dedicação os esforços na manutenção da periodicidade e qualidade dos artigos e resenhas publicados.

         Desejo-lhes uma boa leitura!

        

Brasília, dezembro de 2016.

Profa. Dra. Susane Rodrigues de Oliveira

Editora Chefe

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-01-16

Como Citar

Oliveira, S. R. de. (2017). Editorial. História, histórias, 4(8), 5–6. https://doi.org/10.26512/hh.v4i8.10940

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >> 

Artigos Semelhantes

1 2 3 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.