Pagan Mysteries in the Renaissance e o desenvolvimento da História da Arte como disciplina acadêmica

Autori

  • Rhuan Fernandes Gomes PUC-Rio

DOI:

https://doi.org/10.26512/rhh.v8i15.26712

Parole chiave:

Palavras-chave: Edgar Wind; Aby Warburg; História da Arte; Teoria da Arte; Estética.

Abstract

A partir de uma interpretação de Pagan Mysteries in the Renaissance (1958), obra de Edgar Wind, pretendemos propor uma compreensão de como o processo de institucionalização da História da Arte como disciplina acadêmica moldou os rumos e os métodos das pesquisas realizadas na área ao longo do século XX. Mas, acima de tudo, pretendemos considerar as formas como a escrita de Wind incorpora essa institucionalização Em seguida, voltamos nossa atenção para Theory of Art versus Aesthetics (1925), obra-chave de um jovem Wind, que marca algumas continuidades e rupturas em relação à sua obra mais madura, somente para lermos novamente, com um olhar renovado, o texto publicado no final dos anos cinquenta.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Riferimenti bibliografici

BAZIN, Germain. História da História da Arte. São Paulo: Martins Fontes, 1989.

DIDI-HUBERMAN, Georges. O exorcismo da Nachleben: Gombrich e Panofsky. IN: DIDI-HUBERMAN, Georges. A imagem sobrevivente. História da arte e tempo dos fantasmas segundo Aby Warburg. Rio de Janeiro: Contraponto, 2013. pp. 75-84.

HAUSER, Arnold. The Philosophy of Art. History. Cleveland, 1958.

HOLLY, Michael Ann. Panofsky and the foundations of Art History. Ithaca and London: Cornell University Press, 1984.

KLEINBAUER, Eugene. Modern Perspectives in Art History: An Anthology of Twentieth-century Writings on the Visual Arts. Toronto: University of Toronto Press, 1989.

KULTERMANN, Udo. Storia dela Storia dell’Arte. Vicenza: Neri Pozza Editore, 1997.

LATELLA, Consolato. Knowledge, History and Art in the early Work of Edgar Wind (1922-1929). Pisa: University of Pisa Press, 2008.

LLOYD-JONES, Hugh. Memória Biográfica. In: WIND, Edgar. A eloqüência dos símbolos: estudos sobre arte humanista. São Paulo: EDUSP, 1997

MCCONICA, James. Edgar Wind Oxforder Jahre. In: BREDEKAMP, Horst et al. (Orgs.). Edgar Wind ”“ Kunsthistoriker und Philosoph. Berlim: Akad. Verl., 1998

PINOTTI, Andrea. Wind, Warburg et la Kunstwissenschaft comme Kulturwissenschaft. Zeitschrift für Ästhetik und allgemeine Kunstwissenschaft. Hamburgo, v. 61, nº. 2, 2016, pp. 267-279.

READ, Herbert. Introduction. In: WÖLFFLIN, Heinrich. Classic Art: An Introduction to the Italian Renaissance. Ithaca: Ithaca University Press, 1952.

WARBURG, Aby. A Arte do Retrato e Burguesia Florentina. Domenico Ghirlandaio em Santa Trinità . Os retratos de Lorenzo de’ Medici e seus parentes. In: WARBURG, Aby. A Renovação da Antiguidade pagã: contribuições científico-culturais para a história do Renascimento europeu. Rio de Janeiro: Contraponto, 2014.

WIND, Edgar. Art and Anarchy. Chicago: Northwestern University Press, 1985.

WIND, Edgar. I. Contemporary German Philosophy. IN: The Journal of Philosophy. Nova York, v. 22, nº. 18. pp. 477-493, agosto de 1925.

WIND, Edgar. Pagan Mysteries in the Renaissance. London & New York: W. W. Norton & Company, Inc., 1968.

WIND, Edgar. Theory of Art versus Aesthetics. The Philosophical Review. Nova York, v. 34, Nº. 4, pp. 350-359, jul. 1925.

WOOD, Christopher S. Art History’s Normative Renaissance. In: GRIECO, Allen J. et al (orgs.). The Italian Renaissance in the Twentieth Century. Acts of an International Conference, Florença Villa I Tatti, June 9-11, 1999. Florença: Olschki, 1999, pp. 65-92.

##submission.downloads##

Pubblicato

2020-04-10

Come citare

Gomes, R. F. (2020). Pagan Mysteries in the Renaissance e o desenvolvimento da História da Arte como disciplina acadêmica. Storia, Storie, 8(15), 116–136. https://doi.org/10.26512/rhh.v8i15.26712

Articoli simili

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 > >> 

Puoi anche Iniziare una ricerca avanzata di similarità per questo articolo.