Pagan Mysteries in the Renaissance e o desenvolvimento da História da Arte como disciplina acadêmica
DOI:
https://doi.org/10.26512/rhh.v8i15.26712Parole chiave:
Palavras-chave: Edgar Wind; Aby Warburg; História da Arte; Teoria da Arte; Estética.Abstract
A partir de uma interpretação de Pagan Mysteries in the Renaissance (1958), obra de Edgar Wind, pretendemos propor uma compreensão de como o processo de institucionalização da História da Arte como disciplina acadêmica moldou os rumos e os métodos das pesquisas realizadas na área ao longo do século XX. Mas, acima de tudo, pretendemos considerar as formas como a escrita de Wind incorpora essa institucionalização Em seguida, voltamos nossa atenção para Theory of Art versus Aesthetics (1925), obra-chave de um jovem Wind, que marca algumas continuidades e rupturas em relação à sua obra mais madura, somente para lermos novamente, com um olhar renovado, o texto publicado no final dos anos cinquenta.
Downloads
Riferimenti bibliografici
BAZIN, Germain. História da História da Arte. São Paulo: Martins Fontes, 1989.
DIDI-HUBERMAN, Georges. O exorcismo da Nachleben: Gombrich e Panofsky. IN: DIDI-HUBERMAN, Georges. A imagem sobrevivente. História da arte e tempo dos fantasmas segundo Aby Warburg. Rio de Janeiro: Contraponto, 2013. pp. 75-84.
HAUSER, Arnold. The Philosophy of Art. History. Cleveland, 1958.
HOLLY, Michael Ann. Panofsky and the foundations of Art History. Ithaca and London: Cornell University Press, 1984.
KLEINBAUER, Eugene. Modern Perspectives in Art History: An Anthology of Twentieth-century Writings on the Visual Arts. Toronto: University of Toronto Press, 1989.
KULTERMANN, Udo. Storia dela Storia dell’Arte. Vicenza: Neri Pozza Editore, 1997.
LATELLA, Consolato. Knowledge, History and Art in the early Work of Edgar Wind (1922-1929). Pisa: University of Pisa Press, 2008.
LLOYD-JONES, Hugh. Memória Biográfica. In: WIND, Edgar. A eloqüência dos símbolos: estudos sobre arte humanista. São Paulo: EDUSP, 1997
MCCONICA, James. Edgar Wind Oxforder Jahre. In: BREDEKAMP, Horst et al. (Orgs.). Edgar Wind ”“ Kunsthistoriker und Philosoph. Berlim: Akad. Verl., 1998
PINOTTI, Andrea. Wind, Warburg et la Kunstwissenschaft comme Kulturwissenschaft. Zeitschrift für Ästhetik und allgemeine Kunstwissenschaft. Hamburgo, v. 61, nº. 2, 2016, pp. 267-279.
READ, Herbert. Introduction. In: WÖLFFLIN, Heinrich. Classic Art: An Introduction to the Italian Renaissance. Ithaca: Ithaca University Press, 1952.
WARBURG, Aby. A Arte do Retrato e Burguesia Florentina. Domenico Ghirlandaio em Santa Trinità . Os retratos de Lorenzo de’ Medici e seus parentes. In: WARBURG, Aby. A Renovação da Antiguidade pagã: contribuições científico-culturais para a história do Renascimento europeu. Rio de Janeiro: Contraponto, 2014.
WIND, Edgar. Art and Anarchy. Chicago: Northwestern University Press, 1985.
WIND, Edgar. I. Contemporary German Philosophy. IN: The Journal of Philosophy. Nova York, v. 22, nº. 18. pp. 477-493, agosto de 1925.
WIND, Edgar. Pagan Mysteries in the Renaissance. London & New York: W. W. Norton & Company, Inc., 1968.
WIND, Edgar. Theory of Art versus Aesthetics. The Philosophical Review. Nova York, v. 34, Nº. 4, pp. 350-359, jul. 1925.
WOOD, Christopher S. Art History’s Normative Renaissance. In: GRIECO, Allen J. et al (orgs.). The Italian Renaissance in the Twentieth Century. Acts of an International Conference, Florença Villa I Tatti, June 9-11, 1999. Florença: Olschki, 1999, pp. 65-92.
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.