Sin City:
o neo-noir como emergência do noir enquanto gênero a posteriori e a influência múltipla entre diversas linguagens (literatura, cinema e quadrinhos)
DOI:
https://doi.org/10.26512/hh.v4i7.10933Palavras-chave:
Noir, Sin City, Cinema, Quadrinhos, LiteraturaResumo
Este artigo parte do filme Sin City: A cidade do pecado (Robert Rodriguez e Frank Miller, 2005) para analisar o conceito de noir. A hipótese aqui é de que o noir é um (sub)gênero cinematográfico/literário construído a posteriori, fruto de múltiplas e complexas influências por meio de um dialogismo tautológico entre diversas linguagens (literatura, cinema, quadrinhos etc.), consolidando-se apenas no chamado neo-noir. Dessa forma, este artigo é um exercício que busca reconstruir brevemente a trajetória do noir, passando pela literatura policial do século XIX, o romance noir dos anos 1920 e 1930, o filme noir “clássico” dos anos 1940 e 1950 para, finalmente, deter-se na análise dos quadrinhos da série Sin City (anos 1990) e sua adaptação cinematográfica no início do século XXI.
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