TRAJETÓRIAS ANÁLOGAS:
ESTUDOS SOBRE O COLONIALISMO AFRICANO E A NOVA HISTORIOGRAFIA DA ESCRAVIDÃO NO BRASIL (1970-ATUALIDADE)
DOI:
https://doi.org/10.26512/hh.v1i2.10732Parole chiave:
Escravidão, Colonialismo, HistoriografiaAbstract
O presente artigo é uma reflexão acerca das analogias entre a literatura contemporânea da escravidão no Brasil e colonialismo na África, Ã luz da produção historiográfica. Inicialmente, é desenvolvida uma discussão sobre as possibilidades de mobilidade dos sujeitos ”“ colonizado e escravizado ”“ no interior dos respectivos sistemas. Na sequência, o debate em torno das possibilidades de liberdade individual e remodelação do sistema escravista/colonial, a partir das considerações do norte-americano Frederick Cooper, de Giovanni Levi e dos brasileiros João José Reis e Eduardo Silva. Por fim, o artigo faz uma reflexão acerca do emprego da categoria “resistência” para a elucidação de tais processos históricos.
Downloads
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.