O ENGAJAMENTO ARTÍSTICO E SOCIAL NA OBRA DE VIK MUNIZ:

RELAÇÕES COM A POP ART E O MERCADO CONTEMPORÂNEO

Auteurs-es

  • Gustavo Batista Gregio Universidade Estadual de Maringá (UEM)/Doutorando
  • Sandra de Cássia Araujo Pelegrini Universidade Estadual de Maringá/Docente

DOI :

https://doi.org/10.26512/hh.v6i11.11011

Mots-clés :

Vik Muniz, História, Arte Engajada, Arte Contemporânea

Résumé

O artigo discute como os preceitos da Arte Contemporânea influenciaram o brasileiro Vik Muniz, pois os signatários dessa forma de expressão artística repensaram os padrões pictóricos e escultóricos tradicionais de representação visual, introduziram novas técnicas e materiais, além de conferir uma dinâmica diferenciada à linguagem e às relações entre artista e público. Tal proposição toma como referência de estudo, especialmente, a série Pictures of Garbage (2007-2009), concebida no aterro sanitário do Jardim Gramacho (Rio de Janeiro) e retratada no filme documentário Lixo Extraordinário (2010). Por meio dessas obras, Muniz dialoga com questões como a inclusão social e a sustentabilidade, adota diversas linguagens estéticas, além de transformar sujeitos anônimos em personagens de releituras de obras universalmente conhecidas. O artista se projeta no mercado mundial porque, de certa forma, atende as suas demandas, mas rompe com os paradigmas tradicionais de representação estética que, por séculos, predominaram na produção artística.

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Bibliographies de l'auteur-e

Gustavo Batista Gregio, Universidade Estadual de Maringá (UEM)/Doutorando

Doutorando em História pela Universidade Estadual de Maringá. Mestre em História pela Universidade Estadual de Maringá (2014) (com financiamento à pesquisa pela Capes). É Membro pesquisador do Centro de Estudos das Artes e do Patrimônio Cultural (CEAPAC). Pesquisador do Diretório de Pesquisas do CNPq, bem como do Programa Centro de Memória da UEM (PRO-CMU). Docente no Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (HISTÓRIA/PARFOR/UEM) em convênio com MEC/CAPES. Possui experiência na área de História, atuando principalmente nos seguintes temas: Brasil República, Governos Militares, História do Cinema, Patrimônio, História das Artes e Cultura.

Sandra de Cássia Araujo Pelegrini, Universidade Estadual de Maringá/Docente

Doutora em História Social, USP (2000);Pós-Doutrora em Patrimônio Cultura, UNICAMP (2007).Coordenadora do Museu Bacia do Paraná (MBP), do Centro de Estudos das Artes e do Patrimônio Cultural (CEAPAC/UEM), do PARFOR-História/UEM e do Programa de Memórias da UEM (PRO-CMU). Docente do Departamento de História e do programa de pós-graduação em História Mestrado e Doutorado. Consultora do Organismo Nacional de Ciencia y Tecnología - Programa Iberoamericano de Ciencia e Tecnología para o Desarollo ? Madrid, España (CYTED), consultora Fapesp e Fundação Araucária.

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Publié-e

2018-07-21

Comment citer

Gregio, G. B., & Pelegrini, S. de C. A. (2018). O ENGAJAMENTO ARTÍSTICO E SOCIAL NA OBRA DE VIK MUNIZ:: RELAÇÕES COM A POP ART E O MERCADO CONTEMPORÂNEO. Histoire, Histoires, 6(11), 124–146. https://doi.org/10.26512/hh.v6i11.11011