Os índios na História e o ensino de História:
avanços e desafios
DOI:
https://doi.org/10.26512/hh.v5i9.10983Keywords:
Ãndios, História, Ensino, Lei nº 11.645/2008Abstract
Os povos indígenas no Brasil nos últimos anos conquistaram e ocuparam espaços sociopolíticos, questionando visões eurocêntricas, colonialistas e evolucionistas tratando os povos indígenas como primitivos, desaparecidos ou vítimas impotentes em extinção. O que além de exigir reformulações das teorias explicativas sobre a história e o destino desses povos, vem também exigindo discussões, formulações e efetivação de políticas públicas respondendo as demandas de direitos indígenas sociais específicos. A Lei nº 11.645/2008 determinou a inclusão da história e culturas indígenas nos currículos da Educação Básica, possibilitando novas abordagens no ensino da temática indígena para superação de desinformações, equívocos e preconceitos generalizados sobre os índios, contribuindo com o reconhecimento e o respeito as sociodiversidades expressas pelos povos indígenas em nosso país.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who submit papers with this journal agree to the following terms:
a) Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
b) Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
c) Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work.