“Futuros operários do progresso”

Infância Desvalida e Educação no limiar da escravidão (Grão-Pará, 1870-1890)

Autores

  • Marcelo Ferreira Lobo UFPA

DOI:

https://doi.org/10.26512/rhh.v8i16.32753

Palavras-chave:

: Educação, abolição, Grão-Pará.

Resumo

O presente artigo discute os projetos de educação que foram tecidos ao longo do século XIX no Brasil Imperial, particularmente após a promulgação da Lei do Ventre Livre. Os debates sobre a formação de mão de obra sob a perspectiva do fim gradual da escravidão colocaram em destaque a figura do ingênuo, e a necessidade de criação de institutos de educação afim de promover a educação oficiosa destes menores. Por meio de notícias publicadas nos periódicos de Belém foi possível compreender os discursos sobre a noção de educação e trabalho. Após abolição foi fundado o Club 13 de maio e da escola 13 de maio, que funcionou em Belém nos meses subsequentes a abolição da escravidão.

 

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Publicado

2020-10-16

Como Citar

Ferreira Lobo, M. (2020). “Futuros operários do progresso”: Infância Desvalida e Educação no limiar da escravidão (Grão-Pará, 1870-1890). História, histórias, 8(16), 92–121. https://doi.org/10.26512/rhh.v8i16.32753

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